7 maneiras de desestruturar um casamento

Quer saber o que deve fazer para desestruturar um relacionamento que podia ser eterno? Leia este artigo.

Michele Coronetti

Relacionamentos sempre dão trabalho e é justamente por isso que se tornam parte da vida das pessoas. São frágeis e algumas coisas podem acabar desestruturando uma união. Entre elas a MENTIRA é uma das mais frequentes e destruidoras.

Muitas pessoas, senão a maioria, possui o péssimo vício de mentir. A mentira vem tão naturalmente quanto o respirar. Se tornou tão comum que as pessoas acham estranho alguém que não mente. Só que para um relacionamento, ela pode ser fatal.

Nem sempre é possível perceber a mentira intrínseca de uma pessoa com um pouco de convivência. Os mentirosos mais perigosos não são aqueles que contam histórias absurdas de grandes proporções, mas os que escondem ou alteram partes de sua história. E como um relacionamento nunca é feito de apenas uma pessoa, o outro será grandemente afetado.

Alguns dos maiores problemas em um relacionamento com um mentiroso incluem:

Insegurança

Se torna quase impossível viver de maneira feliz com uma pessoa que não transmite segurança. O cônjuge pode passar horas, perder o sono e grande parte do dia pensando no que seu parceiro realmente está fazendo e que será negado quando perguntado e uma história irreal for contada. Tempo perdido também nos planos em como desmascarar o parceiro. Sentimentos negativos e destruidores, incapazes de ser mantido em um bom relacionamento.

Advertisement

Desonestidade

Quando há mentiras sobre horários, troco ou qualquer outro assunto que envolva ambos, as inverdades podem envolver qualquer coisa, história, dinheiro, acontecimentos e até o próprio romance. Afinal, será que existe alguma coisa real nesse relacionamento? Com a desonestidade em pauta não há como ter certeza.

Mentirinhas

Não existem mentiras grandes ou pequenas. São lorotas em qualquer caso. Mentir para proteger o cônjuge é algo triste, pois na verdade a única pessoa protegida será a que mentiu. Pessoas que dizem que só mentem para o bem enganam a si mesmas e a quem lhes der atenção.

Só uma vez

Outro argumento usado por mentirosos é que não mentirão mais. Pura ilusão. Quem mente uma vez, já mente há tempos e continuará assim, pois se tornou um estilo de vida.

Perda do controle

Uma mentira contada e o que acontece é simples: outra precisa ser dada para cobrir a anterior. Erros de quem acredita que uma mentirinha não fará nenhum mal. Quando perceber, uma vida de mentiras estará em pauta.

Falta de sentimentos

Ao mentir constantemente e muito bem, ao ponto de a outra pessoa ter certeza de que o que está sendo dito é verdade, ocorre uma perda do senso de errado e fica fácil mentir cada vez mais. Aquela voz interior dizendo que está errado deixa de existir. Não haverá culpa pelas mentiras ditas ou pelas coisas erradas que foram feitas e encobertas.

Advertisement

Ninguém acredita mais

Há uma história infantil de um menino pastor que, para se divertir, começou a gritar que vinha um lobo atacar seu rebanho. A comunidade foi correndo para ajudar e ele riu muito da situação. O tempo passou, tudo foi esquecido e o menino se entediou novamente. Fez a mesma brincadeira e as pessoas correram para ajudar, mas não havia lobo algum. Por fim, depois de algum tempo um lobo real apareceu e começou a atacar seu rebanho. O menino saiu gritando e pedindo ajuda, mas ninguém lhe deu atenção pensando se tratar de outra mentira. Assim acontece com um mentiroso, tudo o que disser para outras pessoas, sendo verdade ou não, será recebido com dúvidas.

Relacionamentos onde existe enganação e mentiras não sobrevivem. O cônjuge pode ser enganado por muito tempo, mas não para sempre. A sinceridade e honestidade fazem parte de um relacionamento duradouro e transparente.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.