7 hábitos que pioram uma depressão

Você não faz ideia, mas estes 7 hábitos podem ser a causa de sua depressão, assim como a causa da piora do seu quadro de depressão.

Erika Strassburger

Muitas pessoas não fazem ideia, mas há sete hábitos bem comuns que têm causado depressão em um número considerável de pessoas. Essas mesmas coisas irão, certamente, piorar o quadro de quem já tem a doença. Confira:

1. Dormir pouco

Segundo a Revista Galileu, um estudo feito com pouco menos de 21 mil jovens, entre 17 e 24 anos, na Austrália, publicado no Sleep Journal, mostra que “cada hora a menos de sono aumenta em 5% a chance de uma pessoa continuar com [depressão] por mais um ano”.

2. Dieta “ocidental”

Um estudo publicado em The American Jounal of Psychiatry sobre o impacto da qualidade da dieta sobre as doenças mentais de alta prevalência, revelou que uma dieta “ocidental” – rica em alimentos processados ou fritos, grãos refinados, produtos açucarados, entre outros – favorece o desenvolvimento de depressão, enquanto que “um padrão de dieta “tradicional” caracterizado por legumes, frutas, carnes, peixes e grãos integrais foi associado com uma menor chance de depressão clínica ou distimia e de transtornos de ansiedade.”

3. Pouca atividade física e muita televisão

Um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard, com 50 mil mulheres inicialmente sem depressão, mostrou que 13% delas desenvolveram a doença depois de 14 anos. Segundo os pesquisadores, o fator que mais contribuiu para o quadro foi a falta de atividade física e dezenas de horas semanais gastas assistindo TV.

Um artigo publicado no Harvard Medical School menciona outro estudo feito com 156 homens e mulheres com depressão. Essas pessoas foram divididas em três grupos. “Um grupo participou de um programa de exercícios aeróbicos, outro tomou [antidepressivos] e um terceiro fez as duas coisas. Em 16 semanas, a depressão havia diminuído nos três grupos. Cerca de 60% a 70% das pessoas nos três grupos já não podiam ser classificadas como tendo depressão clínica.”

Advertisement

Isto sugere que as pessoas que querem evitar o uso de drogas antidepressivas podem encontrar um bom substituto nos exercícios físicos. No entanto, segundo avaliação dos especialistas, “a resposta mais rápida ocorreu no grupo que tomou antidepressivos”. Além disso, pode ser difícil conseguir a motivação necessária para se exercitar quando se está deprimido.

4. Álcool

Os especialistas dizem que tratar uma pessoa que ingere bebida alcoólica é um grande desafio, pois o álcool atrapalha o tratamento contra a depressão de diversas maneiras: ele interfere na ação dos medicamentos; gera problemas familiares e profissionais, o que tornará a pessoa mais depressiva; torna-a menos comprometida com o tratamento; intensifica a sonolência causada pelos antidepressivos etc.

5. Cigarro

Uma pesquisa feita com 6.500 pessoas no Reino Unido sobre seu hábito de fumar e saúde mental, revela que 18% dos fumantes tinham ansiedade e depressão. Entre os não fumantes o índice era de 10%, e 11,3% entre os ex-fumantes.

6. Mídias sociais

Um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology descobriu que comparar nossas vidas com as vidas “incríveis” que vemos nas mídias sociais pode levar à depressão. É bom observar que não são as mídias sociais, em si, que estão causando essas emoções negativas, mas o hábito de comparar-se, a que os pesquisadores chamam de “Comparação Social”.

7. Falta de luz solar

Pesquisadores canadenses analisaram 14 estudos feitos com mais de 31 mil pessoas, e encontraram uma forte correlação entre a depressão e a falta de vitamina D. Quanto menor era o nível de vitamina D, maior a chance de depressão.

Advertisement

Para que melhore o quadro de saúde de quem está com depressão, é essencial que a pessoa se mantenha longe de tudo aquilo que está lhe fazendo mal ou deixando-a mais deprimida. E esforçar-se para dormir melhor, ingerir alimentos mais saudáveis, deixar a TV de lado e se exercitar ao ar livre sob o sol da manhã ou do final da tarde, abolir o álcool e o fumo, e limitar o uso das redes sociais. Se houver, ainda, outras coisas que estão lhe fazendo mal, é preciso eliminá-las de sua vida o quanto antes.

Para saber se você tem depressão

Para ajudar a melhorar seu quadro de depressão

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.