7 benefícios da música para as crianças

“A música parece ser a forma mais direta de comunicação emocional, uma parte importante da vida humana, como a linguagem e os gestos”. Assim afirma o neurologista Oliver Sacks da Universidade de Colúmbia.

Beth Proenca Bonilha

Qualidades e comportamentos acompanharão seus filhos em qualquer caminho que escolham para sua vida. Por isso a importância de observar logo na infância o que tem influenciado seus filhos, qual tipo de histórias, filmes, desenhos animados e música estão fazendo parte de seu dia a dia.

Pais que procuram uma forma de proporcionar uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal devem apresentar o mais cedo possível a aprendizagem da música, seja com o canto, dança ou instrumentos musicais.

Por três anos coordenei um projeto social que oferece o ensino da música, gratuitamente, para crianças a partir dos seis anos de idade. O programa com iniciativa da sociedade civil, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, chama-se Projeto Guri. Pude observar a diferença que a música faz na vida das crianças e adolescentes. Foram muitas experiências com crianças diagnosticadas como Hiperativas, Autistas e de comportamento considerado inadequado, principalmente na pré-adolescência.

A música pode transformar o comportamento das pessoas, pois existe uma relação muito grande entre música e o desenvolvimento cognitivo e atitudinal das crianças e adolescentes. Destacamos alguns como:

1. Autodisciplina

A aprendizagem musical exige disciplina, empenho e comprometimento, ajudando muito no desenvolvimento da autodisciplina em outras áreas da vida.

Advertisement

2. Paciência

É um dos comportamentos desenvolvidos nas crianças e adolescentes. Independente do método, exigirá paciência para recomeçar sempre que necessário e dedicação com muitas horas de treino e ensaios.

3. Sensibilidade

A música torna a pessoa sensível para perceber pequenos detalhes e a observar melhor o que está ao seu redor, por desenvolver partes do cérebro que os tornam mais sensíveis a detalhes.

4. Coordenação

Principalmente no ensino de instrumentos, a música desenvolve a coordenação motora e cognitiva por atuar fortemente no raciocínio, e a necessidade de controle da atenção visual, auditivo e movimentos do corpo simultaneamente.

5. Memorização

Com o treino, a música trabalha partes do cérebro ligadas diretamente à memória sendo excelente prevenção a doenças como o mal de Alzheimer.

6. Concentração

É muito comum ouvir relatos de que as crianças envolvidas com a aprendizagem musical melhoram de maneira significante o desempenho escolar e comportamento social.

Advertisement

7. Bem-estar

O desenvolvimento musical ajuda reduzindo os sentimentos de solidão, ansiedade e depressão. Favorecendo sentimentos de paz, tranquilidade e bem-estar.

Muitos são os estudos que envolvem comportamento e música. Em seu livro Como a mente funciona (Cia das Letras, 1998), o psicólogo Steven Pinker, compara a música a uma “guloseima auditiva”, feita para “pinicar”, mexer com áreas cerebrais envolvidas em funções importantes.

Sendo assim podemos dizer que música e criança, assim como doces, possuem uma combinação perfeita, favorecendo em muitos aspectos o desenvolvimento delas.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu