6 soluções para os 6 maiores destruidores de casamentos

Aprenda definitivamente a como salvar seu casamento destes 6 maiories causadores de divórcios.

C. A. Ayres

Ainda não existiu um casamento sequer que não tenha topado com algumas pedras no caminho. Se você e seu cônjuge reconhecerem porém alguns desses problemas de relacionamento antes de acontecerem e estiverem preparados, há uma maior chance de conseguirem vencê-los, e o mais importante, manterem o casamento e o amor intactos.

1. Comunicação

Todas as relações humanas não são melhores por problemas de comunicação. Você não pode se comunicar se não tirar os olhos do celular, da TV, do computador, ou de outra pessoa.

Soluções:

  • Faça a meta de, quando estiverem juntos ou em atividades com a família, desliguem o celular.

  • Jamais levante a voz uns com os outros. Se não conseguir, conversem em lugares públicos.

    Advertisement
  • Coloque regras de conversação, como não interromper o outro enquanto fala, ouvir sem se defender, tirar jargões das conversas como “Você nunca…” ou “Você sempre…”, acusações e cobranças.

  • Atente para sua linguagem corporal. Preste atenção no outro sem virar os olhos, bufar ou agir como se suas unhas fossem mais importantes que o problema do outro.

Leia também: 6 soluções definitivas para melhorar a comunicação no casamento

2. Sexo

O sexo não é tudo num casamento, mas a falta dele ou o desentendimento nessa área pode piorar uma crise conjugal. Mary Jo Fay, autora do livro “Please Dear, Not Tonight” diz que “sexo nos traz mais perto, libera hormônios que ajudam nosso corpo física e mentalmente, e mantém a química de um casal saudável em níveis saudáveis”.

Soluções:

Advertisement
  • Planeje. Não há o mínimo problema se por causa do trabalho, dos filhos, de tantas coisas na agenda, a relação íntima não acontece espontaneamente como antes. É necessário entender que os tempos mudam, as responsabilidades crescem, à medida que criamos uma família temos menos disponibilidade ou desejo. Então planeje ter pelo menos 10 minutos de conversa íntima e toque todos os dias, mesmo que seja dormir abraçado.

  • Aprenda do outro, o que ele gosta e ensine o que você gosta. Não existe uma pessoa perfeita no sexo, mas um casal que se entende e busca junto se agradar.

  • Não hesite em pedir ajuda a um médico ou terapeuta sexual caso não consigam resolver os problemas nessa área sozinhos.

Leia também: Além de apenas sexo: Encontrando a verdadeira intimidade com o cônjuge

3. Dinheiro

Às vezes, isso é um pesadelo que começa mesmo antes do casamento. É necessário que todo casal converse seriamente sobre este assunto.

Advertisement

Soluções:

  • Seja honesto sobre sua situação atual com o outro sempre.

  • Entrem num consenso. Se um gosta de gastar mais do que o outro, sigam um orçamento à risca.

  • Não esconda dívidas.

  • Não culpe o outro.

    Advertisement
  • Decidam juntos quem paga o quê, pois dívidas mensais precisam ser pagas no prazo.

  • Mesmo se há fartura hoje, aprendam a poupar para o futuro.

  • Planejem para coisas como faculdade dos filhos, cuidar dos pais idosos, férias de família, seguros e saúde, etc.

Leia também: Casamento e finanças: Colocando as cartas na mesa

4. Não colocar seu casamento em primeiro lugar

Colocar Deus em primeiro lugar em tudo em nossa vida é necessário, mas, sobre casamento, trabalho, amigos, diversão, dinheiro, etc, se você coloca o trabalho, os pais, os filhos, tudo em frente ao seu cônjuge, não poderá reclamar quando ele fizer o mesmo, ou quando a relação desmoronar. Aqui está incluído a traição. Se você colocar seu cônjuge em primeiro lugar, as investidas de outras pessoas e as oportunidades de trair não serão chamadas assim.

Advertisement

Soluções:

  • Faça as coisas que costumavam fazer quando se conheceram: Mostre apreciação, cumprimente, elogie, mostre interesse.

  • Planeje e reserve momentos para saírem juntos, namorarem, como qualquer outro evento importante que não podem se atrasar nem falhar.

  • Respeite e demonstre isso, dizendo obrigado, por favor, etc.

Leia também: O que fazer para não entrar ou para sair do inferno de um triângulo amoroso

Advertisement

5. Conflitos

Sejam quaisquer os motivos para discussões e desentendimentos como dinheiro, ciúmes, a sogra que interfere, quem faz o que para ajudar no lar, a apatia que machuca, filhos, a crise sexual, egoísmo, etc., vocês precisam entender que não há motivo nem desculpa para escalar uma briga, seja mesmo aumentando o volume da voz, inserindo acusações e esquecendo-se completamente do amor que os uniu, bem como partir para medidas mais sérias como a violência ou mesmo o divórcio.

Soluções:

  • Coloquem o orgulho no lixo. Perdoar e pedir perdão e progredir depende de duas mentes maduras.

  • Guardem a energia para os problemas que realmente poderão vir ao relacionamento como um problema sério de saúde, problemas com os filhos e outros onde vocês deverão se unir, ao invés de se distanciarem.

  • Assuma definitivamente que você não é a vítima. É sua a escolha sobre reagir e como o faz.

    Advertisement
  • Mude. Relacionamentos passados estão lá para que aprendamos com eles.

Leia mais: 4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

6. Confiança

Isso poderia estar inserido em outro tópico, mas é um elemento chave em uma relação amorosa. Se você não confia totalmente no seu cônjuge, o problema precisa ser conversado e resolvido.

Soluções:

  • Seja consistente, leal, e mantenha sua palavra em relação a tudo o que fizer, como horários e honesto com o fazer o que falar que irá fazer. Este é um hábito a desenvolver que melhorará inclusive sua vida profissional e pessoal, além de amorosa.

    Advertisement
  • Não minta. É melhor ter um desentendimento uma vez ao contar uma verdade do que o resto de sua vida por ter contado uma mentira.

  • Avise quando precisar chegar mais tarde, ligue quando disser que irá ligar.

  • Saiba ouvir.

  • Seja sensível e atento às necessidades da outra pessoa.

Leia também: Pisou na bola? 10 formas de reconquistar a confiança de seu cônjuge

Advertisement

Leia e releia este artigo e as indicações com seu cônjuge, quantas vezes forem necessárias. Vocês estarão não somente aprendendo a como agir caso um desses problemas interfiram na paz de sua família bem como estarão cada dia mais perto do outro, investindo um tempo de qualidade em prol da manutenção do amor, que deve ser a base de um casamento feliz.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.