6 sinais de que você é uma pessoa tóxica sem nem perceber

Pessoas tóxicas exalam os piores sentimentos. Leia o artigo e descubra se você é uma pessoa tóxica sem nem perceber.

Roberta Preto

A compreensão de que somos falhos é o primeiro passo para as mudanças em nossas vidas. Quando estamos cientes dessas falhas e conscientes de que não somos perfeitos, mas que “hoje” é o melhor dia para repararmos nossos erros e abandonar atitudes mesquinhas, é o que nos proporciona esperança e força para expulsarmos o que há de tóxico em nós.

Um detalhe importante é que ninguém nasce tóxico, nos tornamos uma pessoa tóxica através de nossas escolhas. Às vezes, nossas atitudes não condizem com a pessoa que realmente somos, como também não se encaixa com o que nossas famílias e amigos esperam de nós.

Percebe-se que as toxinas estão sempre relacionadas às atitudes egoístas como: furar filas, tomar propriedades de outros, colocar a culpa nas pessoas de nossos próprios erros, mentir, sermos constantemente negativos, gananciosos e sem caráter.

O problema de ser tóxico é que você sabe o que está fazendo de errado e ainda escolhe permanecer no erro, sem se importar com as pessoas que estão sendo prejudicadas por sua falta de honestidade e integridade.

Observe os 6 sinais para saber se você está tornando-se uma pessoa tóxica e, se você se identificar em qualquer um deles, faça o seu melhor para abandonar essas toxinas, que tem por finalidade destruir tudo o que há de bom em você.

Advertisement

1. Orgulho

O orgulhoso sempre está certo, sabe mais que qualquer outra pessoa e sente-se superior a tudo e a todos. Respira arrogância e sente prazer em intimidar as pessoas e diminuí-las até que elas sintam tanto medo a ponto de ceder aos caprichos e vontades dele.

Se há um veneno tóxico para a alma, esse é o orgulho. Ele mata tudo o que há de bom na pessoa e destrói tudo o que ela ama.

2. Mentiras

A pessoa mentirosa fala tantas mentiras que chega ao ponto dela perder o controle da situação. Elas costumam ser medrosas ou covardes, então elas mesmas passam a acreditar no que contam.

A mentira é como um escorpião, basta contar “uma mentirinha” que não demora muito o veneno dela se espalha e provoca dor e desespero na pessoa que sofreu a calúnia. Ou seja, a mentira é um mal que dificilmente pode ser reparado, seu veneno leva muitos à destruição. Não se deve falar mentiras, nem brincar com elas.

3. Inveja

O maior problema das pessoas invejosas é a necessidade de achar que elas merecem tudo, mais do que qualquer outra pessoa. Elas acreditam que suas casas devem ser mais bonitas que a da vizinha, o carro melhor que o do amigo e que sua própria inteligência é superior a de qualquer outro.

Advertisement

Pessoas assim não têm vida própria, não são felizes, porque insatisfação é parte de seu caráter. Não conseguem encontrar alegria em nada, porque estão ocupadas demais competindo (mesmo que sozinhas) com todos a sua volta.

4. Ingratidão

Pessoas ingratas acreditam que tudo o que você faz por elas é sua obrigação, não sabem dizer “obrigado” e acreditam serem “donas da verdade”. Murmurações e reclamações fazem parte de seu vocabulário predileto. Vivem insatisfeitas, querem sempre mais e, por mais que você se esforce para que ela seja feliz, ainda não será o suficiente; porém, se algo der errado, ela vai pôr a culpa em você e vai lhe lembrar por anos o seu erro.

5. Autocomiseração

Pessoas que sentem dó de si mesmas acreditam ser vítimas de tudo. Pessoas que vivem de autocomiseração, sentem pena de seus próprios sofrimentos, ao invés de ir a lutar para vencê-los. Elas se fazem de vítimas o tempo todo para não assumirem seus erros. Também não aceitam seus fracassos e acreditam que é sempre culpa de alguém tudo de mal que acontece na vida delas.

Viver como vítima é a melhor forma que elas encontram para não assumir suas responsabilidades por seus atos. E mesmo que seus erros estejam bem evidentes, mesmo assim, elas vão procurar outro culpado que não sejam elas.

6. Fofocas

As pessoas fofoqueiras são sempre inseguras, geralmente levantam calúnias sobre as pessoas que elas invejam e sentem raiva. Espalhar verdades ou calúnias que não dizem respeito a vida delas é seu hobby. Espalham coisas que são prejudiciais, elas não se importam quando o fazem.

Advertisement

O mais triste nessas pessoas é que são tão vazias, pois seus atos maldosos e covardes as tornaram ausentes de amor e dignas de pena.

Lembre-se que a fofoca é um mal tão grande que depois de contada é irreparável.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.