6 perguntas a fazer quando a vida de casados parece difícil

Aqui estão seis perguntas que você deve fazer quando sua vida de casados não está indo como planejado.

Rachel Wojo

Este artigo foi originalmente publicado no blog “Rachel Wojo’s blog” e republicado aqui com permissão da autora Rachel Wojnarowski, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Se você leu a história de nossa família, então você sabe que meu marido e eu já fomos casados anteriormente. Eu não tenho escrito sobre o casamento, muitas vezes, porque, para dizer a verdade, eu pensei que ninguém iria querer ler aconselhamento conjugal de uma mulher que está casada pela segunda vez. Mas, depois de quase 14 incríveis anos de casamento com o meu atual marido, eu estou começando a perceber que nós dois poderíamos escrever um livro sobre “o que sabemos agora e que não sabíamos então.”

Recentemente, o sobrinho do meu marido se casou com uma moça maravilhosa e nossa família adorou assistir aos dois se unindo em casamento. Os belos momentos do casamento em palavra, ação e meio ambiente levou-me a reconhecer mentalmente que cada momento do seu casamento não será esta perfeição.

Independentemente das mudanças de personalidade, idade ou circunstâncias da vida, é fácil pensar que a grama marital é mais verde do outro lado da cerca. Uma das nossas conversas à mesa de jantar sobre casamento na noite passada salientou o fato de que, se olharmos para os casamentos em mídias sociais, eles podem parecer muito perfeitos.

Ninguém nunca posta uma foto de duas pessoas que se ignoram à mesa de jantar.

Advertisement

Ninguém posta uma foto dele dormindo no sofá ou ela no banheiro chorando.

E por isso é fácil olhar para os nossos vizinhos ou amigos do Facebook ou quem quer que seja e desejar que o nosso casamento fosse como o deles.

Depois de conversar com uma amiga sobre relacionamentos, percebi que existem algumas perguntas que você deve perguntar-se sobre a vida de casado quando as coisas não estão indo do jeito que você tinha antecipado – seis perguntas a fazer quando a vida de casado parece difícil.

Ou quando a grama marital do outro lado da cerca parece muito mais verde que a sua própria.

1. Estou regando?

Eu estou regando meu casamento ou sugando a vida dele? Sem tempo para regar em um casamento, você pode ter certeza que ele vai secar.

Advertisement

2. Estou fertilizando?

Eu tenho tido tempo para nutrir sazonalmente meu cônjuge? Eu me lembro de datas importantes da nossa relação? Eu incentivo as metas de meu cônjuge? Eu louvo as realizações de meu cônjuge?

3. Estou fazendo a poda?

Às vezes precisamos aparar alguns becos sem saída para manter o casamento renovado. Quando cultivamos hábitos que não são apreciados por nosso cônjuge, é hora de nos livrarmos dos hábitos.

4. Estou capinando?

Se a amargura criou raízes e o mato está tomando todo o quintal, não admira que a grama do vizinho pareça melhor. Como o meu sogro ontem disse ao orar: “Senhor, lembremo-nos de não deixar que o sol se ponha sobre nossa ira, mas de perdoar uns aos outros todos os dias.”

5. Estou semeando?

Os desgastados locais do casamento podem precisar de um pouco de revitalização! Faça algo novo juntos. Tentem um novo restaurante. Planejem uma viagem de fim de semana. Busquem novas áreas de interesse juntos! O meu marido e eu achamos que corrida é uma ótima maneira de semear em nosso casamento.

6. Precisamos procurar aconselhamento profissional?

Como saber quando procurar aconselhamento conjugal? Quando qualquer um sente profundamente que precisa de ajuda externa.

Advertisement

Há momentos em que a vida de casado não apenas parece difícil, é difícil. Mas as perguntas acima são aquelas que podem ser usadas para dar um passo atrás e determinar se estamos prontos a ser parte da solução.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Salmo 126:5

Toma un momento para compartir ...