6 dicas para saúde mental

Muitas vezes cuidamos mais da nossa saúde física do que da emocional. É preciso um cuidado também com a nossa saúde mental e emocional para tomar decisões melhores na vida. Veja algumas dicas.

Shana Padilha

Precisamos ter um cuidado especial com a saúde mental, mais do que ter uma agenda ou um excelente aplicativo para organizar nossas tarefas. Doenças mentais e emocionais são as causadoras de muitas outras doenças como raiva, ansiedade, stress, medo, depressão e muitas outras que conhecemos. Doenças físicas como doenças de pele, úlceras, estas são chamadas de doenças psicossomáticas (do termo psique=mente e soma=corpo) distúrbio físico causado por transtornos psicológicos e sociais. É preciso saúde emocional para saber o que priorizar sempre, de acordo com a necessidade de cada momento de nossa vida, seja com nós mesmos, na família, na igreja, no trabalho. Sabemos que com a correria do dia a dia, a vida passa muito rápido. Temos uma lista de coisas para fazer.

1. Ter um contato pessoalmente com as pessoas

É natural nessa nova era dos smartphones termos pouco contato com as pessoas pessoalmente. Isso não é muito bom, torna os relacionamentos artificiais. Somos seres humanos, necessitamos de contato pessoal, isso nos faz falta, e ao fazermos isso nos enriquece e aumenta nossa visão sobre a vida.

2. Reserve um tempo para você

Faça uma lista de coisas que você gosta: ler, estudar, escutar música, cantar, pintar a unha, dançar, nada, sair, nadar, jogar futebol, algo que seja bom para você.

3. Tenha uma vida social

Sei que ter uma vida social não é nada fácil, mas tenha. Seja na igreja, no clube, no time de futebol, no grupo de videogame. Esse será um lugar onde as pessoas participarão das mesmas ideias e valores que você. E nos dá um sentimento de pertencer a algo.

4. Sirva ao próximo

É um sentimento maravilhoso ser útil para alguém. Tem muitas formas de servir aos outros, como ajudar a carregar sacolas de supermercado, ao segurar a porta para alguém que está entrando ou saindo, ajudando uma dona de casa atarefada, sendo bom ouvinte… Existem muitas maneiras, basta estarmos atentos.

Advertisement

5. Cuidar do nosso corpo

Com uma boa alimentação, exercitando-se, pode considerar também atividade física a limpeza da casa, jardim, danças e caminhadas.

6. Superar a si mesmo

Tem algo melhor que o gostinho de uma nova conquista: é um sentimento indescritível de realização. Tem uma frase que gosto muito que diz assim: “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein). Busque abrir sua mente para algo novo. Aprender coisas novas nos dá ânimo e melhora nossa saúde mental e confiança de nosso potencial. Nossa saúde mental está ligada ao nosso dia a dia. Cabe a cada um o equilíbrio. Para ter sucesso é necessário desacelerar, refletir e ver nossos pontos mais positivos. Ter pensamentos bons a nosso respeito. Por isso é tão importante nos cercar de pessoas positivas e coisas que nos elevem e pessoas parecidas com a gente e que estão buscando ser melhores que eles mesmos na vida. Sabemos que algumas pessoas têm mais tendências a ter problemas de doenças mentais e emocionais como stress, depressão, medo, ansiedade, raiva. Mas, ao seguir os conselhos acima, estaremos de alguma forma blindando nossa mente desses males. E ter sempre em mente uma visão positiva sobre si mesmo e sobre a vida.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)