A necessidade de preparar um orçamento familiar

Como a preparação de um orçamento ajuda nas contas da família e promove a união no lar.

Carla Pinheiro Alves

Constituir uma família não é tão simples como parece. Família não é só homem, mulher, filhos e cachorro. Mas ter uma família emana responsabilidade sobre seus membros com necessidades básicas, como moradia, alimentação, educação, transporte e lazer e para que tenhamos qualidade de vida são necessários dinheiro, tempo e organização. Daí a extrema necessidade de um orçamento familiar que efetivamente funcione, caso contrário, você não conseguirá suprir as necessidades básicas de sua família nem tão pouco diversão. E dessa forma, a vida não terá muito prazer, pois o descontrole financeiro acaba afetando outros aspectos da vida familiar, gerando dívidas, brigas e até mesmo separações.

Reunião Familiar

O ideal é que todos os membros da família participem, e que a família aborde o tema orçamento familiar pelo menos uma vez por mês, com um feedback de como foi o mês anterior. Façam uma planilha de entradas e saídas, gastos fixos e outros gastos. Peçam para os filhos ajudarem na economia.

Não façam dívidas

É realmente maravilhoso ter o controle da sua vida financeira, mas não há controle que resista à dívida. Procure não contraí-las, salvo para a compra de uma casa com uma boa entrada e com uma taxa pequena de juros. Muito cuidado com o cartão de crédito, ele é bom, mas é preciso saber usá-lo. A dica é pague a fatura integralmente, evitando os juros excessivos. Bom mesmo é fazer uma boa poupança e comprar tudo à vista.

Façam metas

Façam metas de economia para cada mês, peçam ajuda aos filhos na economia e na cobrança dela, sempre com bom humor. Se um deixar a luz acessa, o outro deve lembrá-lo de apagá-la, se um demorar no banho, o outro vai lá e lembra-o da meta de economia. Essas são ideias simples, mas que fazem a diferença.

Dica: Repasse uma planilha com o orçamento preparado pelos pais e peça a um dos filhos para fazer uma apresentação. A planinha deve ter uma ideia dos gastos totais e a possibilidade de uma meta, como, por exemplo, uma viagem. Converse sobre o valor da viagem, o tempo que têm para se organizarem e quanto precisam economizar durante o mês. Tirem uma foto de sua meta e coloque em um local visível por todos para que ninguém se esqueça e deixe de respeitar a meta.

Advertisement

Comemorem

Sempre que atingirem uma meta tenham a liberdade de comemorar, claro que dentro do orçamento, por isso façam metas curtas, elas são muito importantes, conseguimos atingir com mais facilidade e ficamos felizes por isso.

Por fim, o orçamento familiar é cada vez mais necessário para o equilíbrio financeiro da família, siga as dicas e organize o seu.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.