5 sugestões para amenizar a competição entre pais e filhos

A competição muitas vezes existe entre pai e filho, mãe e filha e pode ruir uma família se não corrigida a tempo.

Izabel Torquato

Devido a muitas situações na vida que trazem certa insegurança e confusão em relação aos papéis dos pais na sociedade, já vimos alguns casos por exemplo, onde a mãe compete com a filha, seja no visual ou entre outras situações, ou mesmo, num segundo casamento, onde o padrasto compete com um filho por atenção, seja por problemas anteriores mal-resolvidos em sua vida ou imaturidade.

A parte da competição profissional natural e dos esportes competitivos, a necessidade de competir, seja lá com quem for, nasce da insegurança. Muitas vezes um pai ou mãe que compete com um filho o faz porque o filho é um competidor mais fraco e a vitória muitas vezes é garantida. Inconscientemente isso pode acabar com uma relação trazendo traumas para a vida de ambos, principalmente da criança ou do adolescente.

O que fazer se você está nessa situação ou conhece alguém que está passando por isso? Algumas sugestões para amenizar a competição existente entre pais e filhos podem ser:

Conversa aberta

Aguarde um momento de calma e converse com a pessoa abertamente sobre o problema.

Terapia

A terapia com um profissional gabaritado é necessária quando o problema está fora de controle e a pessoa não sabe, ou mesmo não vê que tal comportamento pode destruir a relação com os filhos. Buscar em seu interior disciplina para poder relacionar-se de forma racional com seus semelhantes, tendo calma interior e paz, dessa maneira desenvolvendo autocontrole emotivo se faz necessário e a terapia pode ajudar.

Advertisement

Buscar informação

Toda boa leitura nos ajuda a melhorar nosso comportamento, raciocínio, em ter um olhar interior com o qual podemos enxergar qualidades que queremos conquistar. Ao aumentar nosso desenvolvimento intelectual e emocional, deixaremos de lado as picuinhas que somente atrapalham nossa mente e controle de nossas ações.

Melhorar a autoestima

As inseguranças pessoais podem ser vencidas com prática. Buscar aquilo que se gosta, conhecer-se e entender o próprio papel na educação dos filhos, agindo como pai ou mãe, e não como concorrente ou rival, é necessário para o desenvolvimento e manuntenção da relação.

Atividades recreativas

Realizar atividades recreativas – não competitivas – juntos entre pais e filhos aumenta o amor, amizade e fortalece os laços em família, reduzindo por completo as diferenças e aproximando os corações.

Quando temos por objetivo a harmonia, paz e amor em nosso lar na convivência, teremos a chance de ter sucesso, mas para isso há que reconhecer a necessidade de ter humildade e conquistar dia a dia um relacionamento saudável com dedicação.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.