5 razões justificáveis por que sua sogra não ama você

Essas queixas, realmente, têm fundamento. Se você se encaixa em alguma delas, sua sogra tem toda a razão de ter dificuldade para gostar de você!

Erika Strassburger

Os homens estão “anos-luz” à frente das mulheres no quesito “conquistar a sogra”. Segundo artigo publicado no The Guardian, estudos feitos pela psicóloga e professora da Universidade de Cambridge, Terri Apter, mostraram que 60% das noras têm problemas de relacionamento com as sogras, enquanto que 15% dos genros encontram-se nessa situação.

O psicólogo Frederico Mattos diz que isso é reflexo de uma cultura machista em que o genro costuma ser acolhido pela família da mulher como um filho, ao passo que a nora é vista mais como uma intrusa e “questionável”.

Por que motivo há tanto atrito entre noras e sogras?

Psicólogos revelaram ao Click RBS as 5 maiores queixas das noras em relação a suas sogras:

  • “Ela é manipuladora e sempre quer atenção”

  • “Ela não respeita meu espaço”

    Advertisement
  • “Ela se mete nas nossas decisões”

  • “Ela tem ciúmes do filho(a)”

  • “Ela não nos apoia em nada”

E as sogras, o que têm a dizer?

As queixas são muitas, mas selecionei 5 que merecem uma atenção especial:

1. “Meu genro maltrata minha filha” ou “Minha nora faz meu filho de bobo”

Que motivação essa mulher terá para amar sua nora ou genro e apoiar esse casamento se ele(a) é tratado(a) com crueldade, desprezo e desconsideração pela pessoa que mais deveria amá-lo(a)?

Advertisement

2. “Minha nora joga meu filho contra mim” ou “Meu genro coloca empecilhos para minha filha vir me visitar”

É, sem dúvida, uma covardia manipular seu cônjuge, jogando-o contra a própria mãe ou impedindo a comunicação entre eles.

3. “Sinto que não sou bem-vinda na casa deles”

Muitas noras e genros saem de casa ou se trancam no quarto quando a sogra chega. Ou não sentem a mínima vergonha de fazer cara feia, revirar os olhos e deixar a sogra bem constrangida e com vontade de ir embora.

4. “Meu genro não está cuidando da sua família”, “Minha nora não valoriza seu lar”

É muito difícil criar um filho com todo amor e cuidado, e ele acabar caindo nas mãos de uma mulher imatura, egoísta e relapsa, que só pensa em se “embonecar” e se divertir. Que não cuida da casa, deixa os filhos por conta, sujos e mal alimentados. Ela se esquece de que o casamento requer uma boa dose de comprometimento e responsabilidade. Mas, o que mais importa para ela é postar selfies a cada meia hora nas redes sociais e interagir com os amigos, e a família fica sempre para depois.

É tanto quanto difícil para uma mãe descobrir que sua filha se casou com um homem que não gosta de trabalhar, que não assume as responsabilidades inerentes ao matrimônio. Que prefere os amigos à família. Que gasta o tempo em que deveria estar trabalhando, estudando e procurando emprego, jogando ou acessando as redes sociais. É um sonho destruído para ambos (mãe e filho/filha).

Advertisement

Como essa mãe conseguirá amar alguém que está arruinando a família que você construiu com o filho ou filha dela?

5. “Ouvi dizer que ele/ela me chama de bruxa e fala outras coisas ruins a meu respeito”

Quando você tem um problema sério para resolver, o que geralmente faz? Tenta encontrar meios de resolvê-lo diretamente com a pessoa envolvida, ou não faz nada além de espalhar aos quatro ventos que tem um “abacaxi para descascar”?

Se a sua intenção for gerar fofoca ou despertar a consternação alheia, conte para todo mundo como sua vida é difícil por ter de suportar uma sogra intrusa e ciumenta. Mas se a sua intenção é realmente resolver o problema e melhorar o relacionamento entre vocês, a ÚNICA maneira de dar início ao processo de cura do relacionamento é dialogando com respeito e sinceridade.

Converse com sua sogra, conte como você se sente. E, principalmente, ouça-a. Coloque-se no lugar dela e você compreenderá como ela se sente. Se for o caso, esforce-se para melhorar como cônjuge. Esforce-se para ser o melhor marido/esposa possível para o(a) filho(a) dela.

Se for preciso, estipulem algumas regrinhas sobre horários de visitas, cuidados e educação dos netos, e outras coisas que estão afetando o relacionamento de vocês. Mas, faça isso da maneira mais delicada possível. Deixe claro que você deseja e vai se esforçar para ser um genro ou nora melhor. Ela também se sentirá motivada a ser uma sogra melhor. A tendência é que, dentro de pouco tempo, vocês passem a nutrir sentimentos muito bons um pelo outro.

Advertisement

Para finalizar, gostaria convidar cada nora (e genro também, pois um dia assumirá o papel de sogro) para refletir sobre essa citação muito oportuna que encontrei na Internet, neste site:

“As noras certamente não sabem como é difícil abrir mão de um filho para que ele vá viver com outra pessoa, mas elas um dia saberão, pois terão os seus próprios filhos e as sogras um dia também já passaram por situação semelhante ao se casarem com filhos de outras mulheres. Existem sogras que aprenderam com sua própria experiência e procuram fazer diferente em sua relação com as noras. E as noras, que um dia serão sogras, também terão essa oportunidade. É um ciclo sem fim. Essa é a reflexão que deve estar aberta nessa relação. Não existe vítima ou vilão, apenas duas pessoas exercendo papéis da forma como a vida ensinou a elas.”

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.