5 passos para superar o medo

Passo a passo no sentido de adquirir autoconfiança e vencer os medos.

Suely Buriasco

Segundo a psicóloga e autora do livro O Segredo Para Vencer o Medo, Adriana de Araújo: “Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Em excesso, porém, pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa”.

É natural sentir certa insegurança diante de imprevistos, o problema é que existem pessoas que fazem de todo desafio um motivo de sofrimento. O medo faz com que a pessoa perca chances importantes de progresso e amadurecimento. A melhor forma de libertar-se dos medos é aceitar as mudanças como oportunidades de progresso.

Se o medo tem paralisado você, pense em dar os seguintes passos:

1- Autoconhecimento

Você precisa pensar nas razões de tanta insegurança, fazer uma autoanálise para detectar o que está envolvido nas situações que você teme. Nenhuma transformação é possível sem o conhecimento de si mesmo; reflita sobre o que deixa você inseguro.

2- Autovalorização

Avalie as suas capacidades, enumere seus talentos e tudo o que você já conseguiu por seu próprio esforço. Valorize suas potencialidades, busque em sua memória rever situações difíceis que você soube resolver e verá que você é capaz de superar também todo temor. Acredite que pode fazer o que se propôs; sinta sua capacidade e avance!

Advertisement

3- Novos conceitos

O fracasso é apenas algo que não deu certo, mas não é um fato único e irreversível, afinal nem tudo deu errado e isso não é o fim. Considere-o como uma das consequências de seus atos e se empenhe a enfrentar novos desafios na busca de resultados diferentes. Pense que o fracasso pode ser a grande alavanca para feitos maiores; use-o por experiência e aprendizado.

4- Otimismo

Elimine de seu vocabulário toda palavra negativa, não alimente, sequer em pensamento, ideias derrotistas. Dê espaço para ideias que provoquem bem-estar e aceite as situações tais como sejam, avaliando sempre as possibilidades de aprimorá-las. Lembre-se dessa frase de Helen Keller: “O otimismo é a fé que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança”.

5- Enfrentamento

Não se permita paralisar; quanto mais tempo passar, mais difícil será dar o primeiro passo. Conhecendo a origem de seus temores é mais fácil enfrentá-los e controlá-los. Pense que você detém poder sobre você mesmo, seus pensamentos e ações. E se, por mais que tente, seus medos estão vencendo, não demore em consultar um profissional. Buscar ajuda é um ato de coragem, pois também representa enfrentamento.

Acredite, aja e terá grandes chances de realizar!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.