5 passos para encontrar paz em momentos de desespero

Parece difícil, mas sim, existe um meio de obter paz em meio ao caos. Alguém que sabe como fazê-lo pode nos ensinar.

Stael Ferreira Pedrosa

Atualmente a vida tornou-se mais conturbada. Ouvimos de guerras e rumores de guerra, furacões, terremotos, enchentes, chuvas de granizo cada vez maiores. Ainda mais grave é que as relações humanas estão se deteriorando. O amor parece raro entre as pessoas. A violência cresce desenfreadamente ao mesmo tempo em que os corações esfriam. Há um desprezo generalizado pela vida em todas as suas formas. A ganância, o amor às riquezas gera egoísmo nos ricos e fome, necessidades entre os pobres. A política apodrece pela corrupção, mentiras, golpes e injustiça.

Além de enfrentarmos essas condições no mundo, em nosso próprio país, enfrentamos também nossos problemas pessoais: divórcio, dissolução de famílias, perda de entes queridos, doenças, dificuldades financeiras, desemprego. Enfim, são tantos os problemas que se nos atermos a eles podemos nos afundar na depressão e desespero.

Desanimados podemos nos perguntar: onde encontrar a paz em meio a tal cenário?

Parece difícil, mas sim, existe um meio de obter paz em meio ao caos. Alguém que sabe como fazê-lo pode nos ensinar.

Jesus estava em Cafarnaum, junto ao mar da Galileia com seus discípulos e chamou-os para que atravessassem para o outro lado. Durante a travessia uma grande tempestade formou-se. As ondas altas assustaram os discípulos que, temerosos, foram ao mestre. Jesus, em meio à tempestade, dormia tranquilamente sobre uma almofada.

Os discípulos o acordaram dizendo: Mestre, não vê que estamos prestes a perecer? Jesus condenando sua pouca fé repreende o vento e o mar e acalma a tempestade. (Marcos, capítulo 4)

Advertisement

Baseado nesse episódio, podemos compreender como encontrar a paz em meio às tempestades da vida.

1. Fé

Em muitos momentos da vida buscamos nossas próprias capacidades para resolver nossos problemas. Isso não é ruim, devemos fazê-lo, mas que o façamos através da fé. Fé no poder superior que tem tudo em suas mãos. A certeza de que Deus está no comando e que tudo o que acontece, até mesmo uma folha que cai de uma árvore, Ele sabe, nos dá paz. Afinal, Ele só quer o nosso bem, ainda que seja através de uma dificuldade pessoal ou no mundo. Algo de proveitoso para nosso crescimento tiraremos daí.

2. Sentir paz

Pode parecer estranho dizer “sentir paz” quando estamos atribulados e cheios de problemas. Afinal, não temos que resolver os problemas primeiro para então sentir paz? Não! Devemos buscar a paz primeiramente para então resolver os problemas. O item 1 (fé) nos ajuda com o item 2. Através da fé de que Deus nos guarda, a paz vem. Então, podemos enfrentar (ou aceitar) nossos problemas.

3. Voltar-se para dentro

Um dos maiores problemas que temos é medir a nós mesmos por fatores externos. Criamos um padrão de felicidade a partir do que o mundo considera felicidade e temos a firme convicção de que se não estamos dentro daquele padrão, não podemos ser felizes. Isso é uma grande mentira. A felicidade não está lá fora, não está no “ter”. A felicidade está dentro e no “ser”. As pessoas se afligem pensando: quando eu tiver uma casa, serei feliz. Quando eu me formar, serei feliz, quando eu encontrar a pessoa certa, quando eu emagrecer, quando meu filho for curado, quando… (preencha a lacuna).

Este é um grande erro. Se não cultivarmos nossa essência, nossa felicidade interna – apesar dos problemas – nada neste mundo nos fará felizes. Escolha sentir-se feliz e de acordo com a lei da química “semelhante dissolve semelhante” – porque interagem em nível intermolecular e tornam-se um só – a felicidade passará a ser parte de você.

Advertisement

4. Cultivar o espírito

Não podemos esquecer que somos corpo e espírito. Nosso corpo espiritual, assim como o físico, precisa ser nutrido. A oração, a contemplação, a meditação, a leitura de nossos textos sagrados e seguir o exemplo de nosso Deus é o que alimenta nosso espírito.

Quando assim fazemos, andamos nos passos de nosso mestre e agiremos como Ele age. Aplicamos seus ensinamentos e suas atitudes aos nossos problemas e assim como Jesus acalmou a tempestade, podemos acalmar nossas mentes e aliviar nossas cargas. Uma boa maneira de fazê-lo é através do serviço ao próximo. Quanto mais servimos aos outros, mais paz encontramos.

5. Aprender com a adversidade

Seja qual for a sua luta, seu problema, sua dor, o Mestre a quem os ventos e o mar obedecem, tem o poder para curar. A fé nos faz compreender que Deus está no comando e que tudo o que nos acontece pode nos refinar, purificar e aperfeiçoar. Devemos nos perguntar: “O que Deus quer me ensinar com esse problema?”. Assim como um diamante bruto, que parece uma pedra obscura e sem atrativos pode se tornar pleno de brilho e beleza nas mãos do lapidário, assim nos tornamos se permitimos ao Mestre nos lapidar através dos problemas, dores e aflições, lembrando que estas são por um momento e se as suportarmos bem, o Senhor nos abençoará e aliviará os nossos fardos.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.