5 passos para ajudar um amigo ou familiar desempregado

Você pode ser a ferramenta necessária para que seu amigo possa conseguir uma recolocação profissional. Faça sua parte!

Renata Finholdt

Não é difícil encontrar pessoas a nossa volta que estão em busca de uma recolocação profissional, há muitas pessoas desempregadas e atrás de uma boa oportunidade de emprego.

Essa situação inclusive pode afetar amigos e familiares. O importante é lembrar que mesmo que não sejamos nós que estamos passando por essa fase, podemos de alguma forma ajudar essas pessoas a alcançarem sua meta de um novo emprego.

1. Currículo

Antes de mais nada dar uma olhada no currículo é fundamental. Há currículos que estão desatualizados, outros com informações desnecessárias e outros ainda que podem acabar prejudicando a busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Para ajudar seu amigo dê uma olhada em modelos atuais de currículos, você pode conseguir isso através da própria internet, como no artigo Aperfeiçoe o seu currículo com estas 10 dicas.

2. Rede de contatos

Hoje em dia montar uma rede de contatos ajuda muito na recolocação profissional, isso se dá porque através desta rede você poderá encaminhar currículos e assim conseguir um emprego. As empresas muitas vezes optam por contratar pessoas conhecidas e indicadas por seus colaboradores, isso é algo positivo para ambas as partes.

Advertisement

Sendo assim, use sua rede de contatos para espalhar o currículo de seu amigo, mande e-mails a todos aqueles que conhece informando da necessidade de recolocação, muitas vezes a vaga almejada vem de onde menos se espera.

3. Dê dicas e conselhos

Algumas pessoas têm menos experiência em entrevistas e dinâmicas de emprego e precisam de uma ajuda de amigos para saber como se portar para passar por essa fase. Para isso, uma conversa franca com seu amigo é fundamental. Verifique com ele e simulem uma entrevista. Vocês podem discutir juntos pontos que são muito bons e quais pontos que podem ser melhorados para que ele consiga passar bem pela entrevista.

4. Fique atento a oportunidades

Há muitas fontes de envio de vagas, fique atento a elas, pois de repente é deste local que sairá uma oportunidade para seu amigo. Observe também alguns cursos, eles são superimportantes para aprimorar ainda mais os conhecimentos e fazem uma grande diferença no currículo. Há cursos gratuitos e online que necessitam apenas que o interessado demande seu tempo para aprimorar-se.

5. Centro de Autossuficiência

Em algumas cidades há centros de autossuficiência que têm ferramentas para ajudar os candidatos a conseguirem uma nova oportunidade de emprego. Eles oferecem cursos, entre eles o curso de autossuficiência profissional (CASP), totalmente gratuitos e, além disso, divulgam algumas vagas de empresas parceiras para que os candidatos possam tentar a recolocação.

Verifique o endereço do Centro de Autossuficiência e indique para que seu amigo possa fazer uma visita ao local e receber o auxílio necessário.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.