5 motivos para deixá-lo, mesmo que você o ame

Amar não é razão suficiente para se permanecer em um relacionamento. Portanto, use também a razão e saia da relação, se houver estes motivos.

Stael Ferreira Pedrosa

Você sente que algo não está certo. Você conheceu um cara superlegal, e você já está apaixonada, mas, tem aquela vozinha dentro da sua cabeça dizendo para não ir em frente, que tem alguma coisa nele que não está certa.

Não ignore sua intuição. É possível amar e ser imparcial. Para isso é necessário ter-se maturidade para perceber o que queremos e não queremos em nossas vidas. Agir com a emoção, mas sem esquecer a razão.

Certa vez ouvi um conselho que me pareceu um dos mais sensatos que já ouvi na vida: “Jamais namore alguém com quem não pretenda se casar.” Pode parecer um pouco exagerado já que namoro é para se conhecer o outro, mas é verdade. Nenhum namoro deve ser iniciado com alguém que decididamente não estaríamos dispostos a passar o resto da vida. Afinal, nos casamos com quem namoramos e em algum momento pode ser tarde para voltar atrás.

Por isso se houver algum dos 5 motivos abaixo, deixe seu par.

1. Ele não é confiável

Os sinais começam a surgir em pequenas coisas. Ele mente ao telefone com parentes enquanto está com você, dizendo que está em outro lugar. Ele fala mal das pessoas com quem convive e sempre é a vítima injustiçada. Ele falta a encontros, compromissos e simplesmente some. Ele tem versões diferentes e se contradiz em suas histórias. Promete e não cumpre e sempre tem uma desculpa por seu comportamento e nunca a culpa é dele. Em nada!

Advertisement

2. Ele é egoísta

Os sinais costumam aparecer logo, mas pouco detectáveis, pois são muito subjetivos. Geralmente ele não perde a oportunidade de se olhar em um espelho. Ele está sempre alisando os cabelos para trás e usa muito o pronome “eu”. Em casos mais graves, ele tem dificuldade em mostrar empatia e compaixão e nunca se sente feliz com o sucesso dos outros. Ao contrário, se mostra chateado e diz que nada bom acontece na vida dele. Ninguém é bom com ele.

Outra dificuldade do egoísta é ser grato. Não sente gratidão por nada e nem por ninguém.

3. Ele é dominador

Geralmente o dominador é um homem inseguro. Ele mostra isso através da necessidade de tocá-la o tempo todo e costuma ficar olhando para baixo constantemente. Ele se mostra carente e necessitado de sua presença constante e exclusiva. Fique atenta ao seu namorado se ele começar a requerer todo o seu tempo livre com ele, dizer com quem você deve ou não ter amizade, mostrar ciúme sem razão ou perguntar onde você esteve, com quem, por que esteve, etc.

O dominador irá tirar sua liberdade e tomar as decisões para você. E, se você não concordar, ele pode se tornar violento. Portanto, ao primeiro sinal de controle, encerre a relação.

4. Ele não a vê realmente

Você não é prioridade para ele e já estão namorando firme ou até noivos. Ele a deixa em um sábado à noite para sair com os amigos. Ele não se lembra das datas importantes para você. Ele não ressalta o que há de melhor em sua personalidade, não vê seus sucessos e trata de maneira superficial seus fracassos. O autor Macaile Hutt em um artigo sugere o seguinte teste: Faça uma lista de 5 qualidades que você gostaria de desenvolver. Seu parceiro contribui para que você desenvolva essas qualidades? Ele faz brotar o melhor em você? Ele a incentiva a ir além e tornar-se a pessoa que você pode ser? Se a resposta for não, você sabe o que obterá com esse relacionamento – sempre estar em segundo plano.

Advertisement

5. Ele é abusivo/violento

Embora o controle seja parte do caráter de um homem abusivo, nem todo controlador costuma ser violento. Muitas vezes eles controlam através da chantagem emocional, manipulação ou fazendo-se de coitado e de bonzinho. Já o abusivo violento dá sinais diferentes, nem sempre visíveis no início do namoro.

Desconfie do seu namorado se ele começar a demonstrar além do ciúme exagerado e sem razão, atitudes agressivas contra você ou seus amigos, não se deixar convencer por argumentos e querer ter sempre razão.

Ele não respeita as mulheres no geral – inclusive sua mãe e irmãs – e para ele todas estão cheias de más intenções ou querem o mal dos homens.

Ele costuma ter um histórico de abuso na infância e é abusivo com animais.

Muda de humor constantemente e costuma explodir.

Advertisement

Esses são apenas alguns sinais de que você está num relacionamento nocivo e precisa sair dele o mais rápido possível.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.