5 dicas para ser o melhor genro ou nora que sogra nenhuma irá reclamar

Um bom relacionamento com os sogros também faz parte da felicidade no casamento. Este bom relacionamento pode vir pelo comprometimento em zelar pelo bem estar do seu cônjuge e filhos.

Moroni Ataide

Seus sogros amam seu cônjuge. Eles o tiveram quando era apenas um bebê e cuidaram dele com todo carinho e devoção, por isso eles prezam pelo bem estar e, às vezes, preocupam-se como se ele(a) fosse ainda uma criança que precisa de cuidado.

Nessa vontade de continuar a cuidar, mesmo após o casamento, algumas vezes podemos sentir que eles estão se intrometendo na vida do casal ou tentando exercer controle. Isto, na maioria das vezes, não é o intuito deles. Como já passaram por algumas situações da vida e aprenderam com essas experiências, eles querem poupá-los de algumas coisas que julgam ser experiências negativas.

10 coisas que sua sogra gostaria de lhe dizer

Para manter um bom relacionamento com seus sogros, é preciso que você faça algumas coisas que demonstrem um interesse genuíno para com seu cônjuge e sua família. Segue abaixo algumas sugestões de coisas que podem ser feitas.

1. Demonstre que você tem uma boa intenção

Como já foi dito, na maioria das vezes, eles querem ajudar, então, demonstre que suas intenções são boas e que está tomando decisões com o objetivo de melhorar a vida da família. Isso pode vir de uma simples conversa ou atos que demonstrem que você só quer o melhor. Mostre que vocês estão no mesmo time, não um contra o outro.

Advertisement

8 coisas que você nunca deve dizer a sua nora

2. Permita que eles participem

Seus sogros, assim como seus pais, fazem parte da família, então deixe que eles participem ativamente, converse com eles e veja o que eles têm a oferecer, ouça com atenção o que eles disserem e analise as opiniões e sugestões, afinal, eles tem mais experiência. Mas lembre-se, e deixe claro, que a decisão final será feita entre você e seu cônjuge.

3. Assuma compromissos

Convide-os, quando possível e cabível, a participarem também na elaboração de planos e metas. Assuma compromissos específicos, isso fará com que eles sintam que você é digno de confiança e que não precisam dar palpites porque você já sabe o que deve ser feito e comprometeu-se a fazer. Persista no objetivo definido, não desista facilmente. Se for necessário reveja os planos e comece novamente.

4. Seja humilde

Se, depois de analisar o que eles disseram, você vir que é a sugestão deles é boa, então, em conjunto com sua esposa, vocês podem mudar de ideia. Não há problema em mudar. Isso, inclusive, demonstrará que você está disposto a fazer o que for melhor para a família e não só fazer o que você quer. E, depois de mudar, seja positivo e se esforce para que dê tudo certo. Mesmo que no final você não atinja o resultado esperado, seu esforço já será de grande valia e sua humildade conquistará a confiança deles.

5. Explique

Mesmo que eles tenham mais experiência, pode ser que o que você e sua esposa tenham em mente, realmente seja o melhor a ser feito, e eles não entendam o seu ponto de vista. Nesse caso, não há problema em vocês explicarem a situação e mostrar os motivos pelos quais vocês tomaram essa decisão.

Advertisement

10 coisas que você não deve dizer ao seu genro

Neste ponto, também é importante lembrarmos, que o mundo está muito diferente de quando seus sogros tinham sua idade e passaram pelas mesmas experiências que você está passando agora. Portanto, se houver humildade de todas as partes, será uma oportunidade para eles aprenderem também com você.

Toma un momento para compartir ...

Moroni Ataide

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.