5 chaves para criar filhos que saibam amar

Eduque seus filhos com amor, para que, quando crescerem, sejam pessoas que saibam amar os outros.

Adriana Acosta Bujan

A criação de hoje em dia mudou radicalmente. Há alguns anos, os pais criavam os filhos de maneira rígida para fazê-los entender o que era certo ou errado. Alguns pais usavam de violência física e outros, de violência psicológica, sem realmente entenderem quanto dano emocional estavam causando em seus filhos. No final das contas, esse modo extremo de criá-los era uma segurança para eles de que seus filhos iriam se tornar boas pessoas na vida adulta.

Talvez esses pais tenham dado continuidade aos mesmos padrões de criação que receberam na infância. Lembro-me de meu pai contando que, na escola, usavam uma régua de madeira para bater nas mãos das crianças quando elas não davam respostas certas para as perguntas.

Eu, inclusive, acabei experimentando um pouco desse tipo de criação. Quando era pequena, meus pais costumavam me bater (de leve) com cinto toda vez que eu fazia arte. Porém, quando me tornei mãe, nunca implementei esse padrão de criação com meu filho, devido a tantas informações e conhecimentos que adquiri graças a meu trabalho e nível de instrução.

É importante que nós, pais, adaptemo-nos às mudanças ocorridas hoje em dia na maneira de criar filhos; pois muitos fatores (externos e internos) são cruciais para que eles tornem bons adultos.

As “sovas” devem ficar no passado

As pessoas da minha geração vão entender por que escrevo a palavra “sova”; é uma maneira de explicar a criação à base da violência física (leve). Muitos memes com chinelos voando e cintas são usados nas redes sociais para ilustrar a forma de educar do passado. Mas, embora seja apenas uma forma divertida de falar da educação que os mais velhos receberam, hoje em dia ela é vetada por muitas organizações mundiais. Refiro-me a criar os filhos de maneira violenta.

Advertisement

Se queremos que nossos filhos sejam realmente boas pessoas e saibam amar quando forem adultos, está na hora de mudar a forma de ensinar e focar mais na parte emocional, pois é o primeiro suporte que forma a personalidade de cada um de nós.

Como devemos ensinar nossos filhos a amar por meio desse novo método de criação emocional?

1. Mostrar amor livremente

Todas as crianças precisam se sentir amadas e queridas pelos pais, é o primeiro contato social que têm com o mundo exterior ao nascer. Não é suficiente dizer frases carinhosas, como “Eu te amo” ou “Você é o amor da minha. É preciso aplicar outros meios de demonstração de amor, como o contato físico: abraços, carinho, mãos dadas, entre outras coisas. Lembre-se, é importante que cresçam com boa autoestima.

Quando os filhos recebem amor dos pais, eles aprendem a maneira certa de tratar os outros. Pense o seguinte, se você começa a gritar quando fica com raiva, é natural que seus filhos reajam da mesma maneira, seguindo seu exemplo.

Como explica a escritora Martha Alicia Chávez, autora do livro Seu filho, seu espelho, eles são um reflexo de nós, para o bem e para o mal. O que refletimos neles sem percebermos pode ser tanto benéfico quanto prejudicial ao seu desenvolvimento.

2. Não projete suas frustrações

Alguns pais tendem a descontar suas frustrações nos filhos e ficar com raiva quando eles não seguem as regras. Seria um erro forçar nossos filhos a fazer o que não conseguimos realizar. Eles são diferentes, têm sua própria vida, interesses, preferências e aptidões. Por isso, impor-lhes o sonho de outra pessoa pode causar frustração, o que irá prejudicar sua maneira de amar os outros.

Advertisement

Deixe seus filhos tomarem suas decisões, sejam elas boas ou ruins. No final, com as consequências de suas ações, eles vão acabar aprendendo a lição.

3. Escute-os com atenção

Sei que as preocupações e o corre-corre da vida adulta são uma constante no dia a dia, o que muitas vezes o impede de ouvir as crianças. Quando há uma comunicação verdadeira com eles e você tenta ouvi-los com atenção, você será capaz de orientar, apoiar e aconselhar. Essa é a chave que deve ser implementada hoje dia na criação.

Dar ouvido aos filhos é uma forma de ensiná-los e mostrar que são importantes e especiais, que a opinião deles é tanto quanto importante. Portanto, eles farão o mesmo com os outros quando forem adultos.

4. Respeito como valor primordial

Muitos aspectos fundamentais estão relacionados ao valor do respeito, como igualdade de gênero, discriminação, racismo, entre outros. Pregue com o exemplo, começando por respeitar os outros independentemente de raça, ideologia, cultura e costumes. Quando seus filhos observarem suas ações, eles agirão da mesma maneira.

Se deseja que seus filhos saibam como amar na vida adulta, inclua esse valor em suas lições de vida. E não é respeitar apenas as pessoas, mas também qualquer ser vivo no planeta Terra.

Advertisement

5. Amor incondicional

Os filhos terão que saber que seus pais estarão sempre presentes, incondicionalmente, e aconteça o que acontecer; que receberão apoio deles em todos os momentos. No entanto, os pais devem estar cientes de que são uma autoridade para os filhos. Isso não significa que devam deixá-los fazer o que querem “por causa desse amor incondicional que lhes dão”. Pelo contrário, os filhos devem sempre respeitar as regras de forma harmoniosa.

Sem dúvida, a maneira como demonstramos amor e educamos nossos filhos (sempre pensando em seu estado emocional) terá grande influência na maneira como eles serão na vida adulta. Ame-os, e eles amarão; respeite-os, e eles respeitarão; deixe-os expressar seus sentimentos, e eles farão sempre o mesmo.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 Claves para criar hijos que sepan amar

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.