5 brincadeiras divertidas para fazer em família

A união familiar vem do apego; o apego, da convivência e alegria. E a alegria vem do simples fato de brincar. Como é possível brincar em nossa época, com tantas tecnologias ao alcance das mãos? Leia e descubra!

Maia Fernandez

Brincar não deveria ser exclusividade das crianças. Cada vez que brinco com meus filhos e meus alunos na escola, sinto-me como se tivesse voltado à infância. Eu me desconecto dos problemas e preocupações da vida adulta, pois quando brinco com as crianças, estou vivendo aquele momento, sem olhar para o passado ou para o futuro.

Muitas vezes, ficamos encarregados de compartilhar momentos em família e não sabemos quais atividades realizar. Quando estivermos sem ideias, ou tivermos uma festinha de aniversário ou de fim de ano, ou simplesmente num dia chuvoso, essas brincadeiras ou jogos divertidos serão de grande utilidade:

1. Passa a moeda

Para esta brincadeira é necessário uma moeda e um lenço ou bandana. Primeiro, um dos participantes é vendado. Em seguida, os outros se sentam formando uma roda e o que está com a venda nos olhos é colocado no centro da roda.

Todos começam a cantar uma canção enquanto a moeda passa de mão em mão. Quando a música termina ou pausa, a pessoa que ficou com a moeda esconde-a em sua mão fechada e coloca as duas mãos fechadas para trás. Os outros participantes fazem o mesmo – colocam suas mãos fechadas (vazias) para trás. Então, aquele que está vendado tenta adivinhar quem está com a moeda.

Se ele errar (vocês podem estipular um número de tentativas), deverá pagar uma prenda: cantar uma música, pular em um só pé ou outras ideias engraçadas que tiverem.

Advertisement

2. Frase interminável

Lembro-me de brincar disso com meus irmãos quando era pequena. É uma brincadeira muito divertida e bem fácil de se fazer. E o melhor de tudo é que nem precisa de objeto.

Vocês se sentam em círculo e alguém começa a contar uma história dizendo uma única palavra. A pessoa à sua direita deve continuar a frase dizendo a palavra anterior e acrescentando qualquer outra que queria. Assim, será criada uma história de autoria de todos ou uma frase interminável.

Conforme novas palavras vão sendo acrescentadas, mais difícil se torna lembrar-se de todas elas. É uma excelente brincadeira para exercitar a memória.

3. História maluca

Para esta brincadeira é preciso apenas papel e lápis. Uma pessoa começa a escrever uma história, mas apenas a primeira linha. Na segunda linha, ela escreve apenas uma palavra. Então, dobra o papel de maneira que apenas essa última palavra fique à mostra. O papel é passado para a pessoa ao lado, que dará continuação escrevendo a frase seguinte a partir daquela palavra. Ela escreve uma nova palavra na próxima linha, dobra da mesma maneira e passa adiante. E assim sucessivamente até não haver mais espaço no papel para escrever.

Então, um dos participantes abre o papel e lê em voz alta a história maluca que foi escrita por todos. É uma brincadeira que costuma arrancar muitas risadas.

Advertisement

4. Mímica

Apesar de ser um clássico, essa brincadeira é muito divertida. Formam-se duas equipes. O membro de uma equipe vai até a frente e faz mímica de algum filme para tentar fazer a própria equipe adivinhar o nome do filme. Caso a equipe adivinhe, ela ganha um ponto e segue jogando. Se errar, é a vez da outra equipe.

5. TV sem som

Costumávamos brincar disso com meu pai quando éramos pequenos. Funciona assim: você liga a TV ou coloca um filme em que há personagens dialogando. O volume é baixado e vocês inventam diálogos engraçados que não tenham a ver com as cenas. No início parece um pouco difícil, mas à medida que as pessoas vão se soltando, sairão os diálogos mais sem sentido. Essa brincadeira estimula a criatividade, a imaginação e a improvisação. Lembre-se de que, como adulto, você precisa se animar. Se as crianças nos virem fazendo, elas também vão querer tentar.

Sempre que vivemos intensamente cada momento, desfrutamos a vida em toda a sua magnitude e esplendor. Com relação a jogos e brincadeiras, reativar a imaginação nos traz inúmeros benefícios, além de podermos compartilhar momentos inesquecíveis com aqueles que amamos. Assim sendo, nunca parem de brincar!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 juegos divertidos para compartir en familia

Toma un momento para compartir ...

Maia Fernandez

Maia Fernández mora na Argentina. Considera fundamental a educação das crianças e a arte como parte insubstituível disso.