4 passos para evitar atritos nos feriados de fim de ano

Quando a família se reúne para as festas, podem surgir atritos. Não deixe que eles estraguem a festa! Veja algumas maneiras de evitá-los.

Patricia Andrade

Os meses se seguem, mais um ano se passou e chegam as festas. As pessoas saem às compras, decoram a casa, planejam receitas especiais e reveem familiares e amigos que, muitas vezes, só se encontram nessa época. E aí é aquela alegria: matar as saudades, colocar os assuntos em dia, desfrutar momentos felizes e harmoniosos juntos. É ótimo, não é? Pena que nem sempre é tudo assim tão perfeito…

O reencontro com familiares distantes frequentemente é sinônimo de discussões. É quando antigas mágoas voltam à tona, incompatibilidades se fazem relembrar, dívidas são cobradas, comentários desagradáveis escapam, e a alegria das festas pode ficar comprometida. Ou será que você, leitor, nunca passou por um episódio desagradável com parentes nas festas de fim de ano? Provavelmente sim.

1. Planeje os preparativos para suas festas com certa antecedência

Organize-se e distribua tarefas, para não ficar sobrecarregado e estressado no dia do jantar em família. A preocupação em deixar tudo perfeito para o encontro com os entes queridos pode deixá-lo nervoso e propenso a reações exageradas. Delegue parte dos preparativos a outros membros da família, para que o dia do reencontro lhe seja mais leve.

2. Tome cuidado com suas próprias palavras

Comentários desavisados podem causar constrangimento, irritação ou magoar alguém. Isso não é nada fácil: medir e controlar o que dizemos é um exercício de autocontrole, mas vale a pena. Por mais problemática que seja nossa relação com um determinado parente, certamente não desejamos criar um mal-estar iniciando uma discussão com ele depois de meses sem vê-lo.

3. Releve pequenas irritações ou indiretas

Se a iniciativa para o desentendimento parte do outro, cabe a você decidir se haverá uma discussão ou não, afinal, ninguém briga sozinho. Se ouvir algo provocativo, controle suas palavras, pare e avalie se vale a pena dar continuidade ao clima criado pelo comentário negativo que lhe lançaram. Decida fazer sua parte para manter a harmonia.

Advertisement

4. Preocupe-se menos com detalhes

Como a mancha na toalha, a falta de um ingrediente na última hora, o atraso de alguém ou o mau-humor do filho adolescente. Mantenha o foco na razão de estarem reunindo a família – e possivelmente os amigos; lembre-se de que essas oportunidades são raras ao longo do ano, e seja positivo ao aproveitar os momentos com os familiares.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.