3 sinais de que você casou com uma pessoa mentirosa. Como lidar?

Ele mente que é uma beleza? Veja o que fazer.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

“Mentira tem perna curta!”. Será? Muitas mentiras têm as pernas longas demais, porém invisíveis. Outras têm as pernas curtas e gordas, mas mesmo assim não queremos enxergar. Estar atento aos sinais de que a mentira está por perto já é um grande passo para evitar que o mentiroso continue a mentir e a enganar.

Em relacionamentos vitimados pela mentira, os dois lados precisam de ajuda. Se revoltar e desistir será ruim tanto para um como para o outro. O ideal é primeiramente garantir que a mentira faz parte da vida do seu amado e então aprender a lidar com ele e com as situações que ele a coloca.

Veja alguns sinais que podem indicar que ele mente:

1. O dinheiro some

O casamento não deixa de ser uma sociedade, uma parceria financeira. Independentemente se um dos cônjuges não exerce atividade remunerada a fim de uma vida mais harmoniosa, os fundos são administrados pelos dois (na maioria dos casos). Porém, o mentiroso não consegue ser transparente com suas finanças. Sempre dá um jeitinho e consegue “esconder” algo.

Como lidar?

O diálogo é sempre o melhor caminho. Nesse caso, a conversa pode caminhar com ações mais amenas, porém eficazes, pela parte que se sente lesada. Uma delas é a conta conjunta, acompanhamento bancário pela internet ou juntos organizarem uma planilha de orçamento e serem fiéis a ela regularmente. Importante não agir escondido, assim estará mentindo também e gerando novos problemas.

Advertisement

2. O celular é bloqueado

Atualmente os celulares são bloqueados com senha por uma questão de segurança e não tem nada de errado nessa medida. O problema é quando o celular é intocável por terceiros, inclusive esposa e filhos. Sinal de que algo está guardado ali que não pode ser visto. Cada casal tem seus costumes e hábitos, não sou defensora de vasculhar o celular do cônjuge. Porém, quando o celular está sempre indisponível, deixa no carro ao entrar em casa, desliga, deixa descarregado, bloqueia absolutamente tudo e quando alguém simplesmente encosta o desespero impera, pode ser sinal de mentira no ar.

Como lidar?

Caso isso lhe incomode muito a ponto de atrapalhar o casamento é hora de ser taxativo e dizer que desconfia e que se sente mal com esse comportamento.

3. Se contradiz frequentemente

As histórias são contadas em cada momento de um jeito diferente. Hora estava com o amigo A, na outra semana o personagem já muda. Nunca está onde diz estar. Liga dizendo que está em um jantar do trabalho e chega em casa morrendo de fome. Diz que esteve com um amigo em comum, porém, você acabou de esbarrar com esse amigo no supermercado. As contradições estão pipocando a todo momento em simples detalhes. Pode ser outro sinal de alerta de que a mentira faz parte do cotidiano do seu cônjuge.

Como lidar?

Sendo o mais verdadeiro possível. Se a situação for recorrente e o diálogo não solucionar, o próximo passo deve ser dado e ao desconfiar de algo não tem problema em correr atrás a fim de certificar se a informação passada é verdadeira ou não.

Caso fique comprovado que ele mente para você, a cada descoberta explique com calma o quanto isso danifica o relacionamento de vocês. Ajude-o a procurar sempre pela verdade e lutem juntos para que a transparência e a sinceridade sejam suas companheiras.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.