3 segredos dos casais que possuem um casamento feliz

Conheça os segredos que alguns casais desvendaram para os casamentos felizes e estabeleça a felicidade na própria relação.

Suely Buriasco

Para escrever este artigo conversei com alguns casais, com mais de trinta anos de casados, que se dizem muito satisfeitos com suas escolhas. São pessoas que admitem suas imperfeições e as do cônjuge; que contam muitos desafios na jornada de evoluir juntos e que concluem que são, verdadeiramente, felizes juntos.

Dessas divertidas e reflexivas narrativas pude entrever os seguintes segredos de tamanha harmonia conjugal:

1- Admiração

Foi muito rico observar o quanto um cônjuge admira o outro, claro que a admiração está relacionada ao amor, mas eu me refiro ao quanto demonstram esse sentimento. Falam com tanto amor das qualidades, exaltando seus cônjuges de forma sincera e meiga. Quando perguntei sobre os defeitos de suas “caras-metades” citaram alguns, como quem fala de algo sem grande importância. Chamados a falar das famosas dificuldades que todo casal enfrenta no casamento, relataram que a vontade de estar bem com o outro é um elemento fundamental para a adaptação necessária. Dos problemas fizeram desafios e lidam com eles sempre da melhor maneira possível.

2- Guardar a intimidade

Muito claro ficou também que esses casais têm vida social ativa; convivem com amigos, familiares de um e de outro, colegas e tudo mais, no entanto, guardam assuntos e atitudes só para eles. Enquanto conversavam comigo eu percebia uma constante troca de olhares, uma descarada cumplicidade nas palavras e nos gestos. Uma piscada aqui, uns sorrisinhos marotos ali entregando a intimidade de cada casal e a forma cuidadosa como a mantêm. Falaram na importância de construir rotinas juntos e de quebrá-las de vez em quando; ressaltaram o quanto é revigorante cultivar momentos únicos, só deles e vivenciá-los com afeto e alegria. Mas e como eu insistia em perguntar das dificuldades de convívio, notei algumas piadinhas que, claramente, denunciavam um código que só eles entendiam.

3- Comprometimento

Parceria é a palavra chave! Para falar de comprometimento em minhas palestras gosto de contar essa fábula sobre a diferença de compromisso e comprometimento: num projeto de omelete entre uma galinha e um porco, a galinha entra com o ovo, isso é compromisso; o porco entra com o presunto, ou seja, com a própria vida, isso é comprometimento. O que eu observei naqueles casais felizes foi um comprometimento genuíno e franco entre os cônjuges, uma promessa recíproca de confiança, desvelo e doação de si mesmos. São muito seguros de terem escolhido um ao outro e vivem por manterem-se unidos sempre. Para viverem em harmonia e cultivarem os bons sentimentos dessa união não medem esforços e assume a responsabilidade que lhes compete, cada um fazendo a sua parte para que a relação flua e provoque satisfação em ambos.

Advertisement

Muito se fala nas dificuldades do casamento, no entanto, muito mais há para ser dito da alegria de ter uma companhia amorosa para transformar divisões em multiplicações. A grande questão é que muitos acreditam que se há amor, necessariamente, o casamento dá certo, desconsiderando o poder desse sentimento na transformação de quem o possui. Por experiência própria e nas entrevistas que fiz, pude ter ainda mais assegurada a concepção de que quem ama é capaz de desenvolver outros sentimentos fundamentais no relacionamento a dois, tais como: tolerância, paciência, compreensão e respeito.

Segredos revelados; agora é só aplicá-los!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.