3 ideias de mensagens e tradições de Natal para a família

Algumas tradições comuns de Natal guardam boas e significativas histórias que podem ser compartilhadas com a família.

Caroline Canazart

Se existe alguma época do ano mais família do que o Natal, eu desconheço. Natal é sinônimo de casa cheia, família reunida, cheirinho de comida da avó no ar e crianças correndo por todos os lados. Cresci, formei minha própria família, mas não consigo me desprender dessa ideia de Natal. Não abro mão de decorar a casa, assim como minha mãe fazia e ainda faz. Acredito que meus pais fizeram um bom trabalho. Os natais são as minhas mais doces lembranças da infância. E claro, quero que meus filhos também as tenham e desfrutem de boas tradições natalinas. Para isso, o esforço é para incluir mensagens que possam lembrar a importância religiosa da data e tirar um pouco a ideia de consumismo e Papai Noel.

1. Presépio

Montar um presépio como decoração é lembrar mais facilmente qual o motivo da comemoração. Se tiver crianças em casa, você pode fazer manualmente um e ir contando a história do nascimento de Cristo e da beleza eterna que ele representa.

O simbolismo de cada personagem do presépio:

Estrela

A estrela de Belém foi um sinal profetizado e um guia para os reis Magos. Em Mateus 2:1-9, na Bíblia Sagrada, podemos encontrar uma das passagens que diz: “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. (…) E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino”.

Jesus Cristo

Ele é o elemento principal da história. O simbolismo do menino Jesus na manjedoura é a vida, de onde surge a palavra Natal. Nas escrituras, Ele foi também conhecido por Messias, Redentor, Salvador, Jeová, Primogênito, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, Filho Unigênito e Filho de Deus.

Advertisement

Maria

Foi a mãe de Jesus, e o nascimento Dele cumpriu a profecia de que Jesus seria descendente do rei Davi.

José

Era carpinteiro e recebeu a visita de um anjo para confirmar a divindade do filho que Maria gerava.

Anjos

Os anjos sempre estiveram presentes no processo do nascimento de Jesus. Eles apareceram a Maria e a José. E aos pastores como no livro de Lucas 2:8-10: “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.”

Estábulo

Esse era o lugar onde ficavam os animais e o lugar onde José e Maria se instalaram por não ter nenhum quarto disponível para eles. Jesus nasceu nesse local.

Manjedoura

Foi numa manjedoura forrada de palha que José e Maria repousaram Jesus depois de seu nascimento. “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. (Lucas 2:7)

Advertisement

Os Magos do Oriente

Os Magos vieram adorar o Salvador. Eles não se dirigiram ao estábulo, mas à casa de Jesus, algum tempo depois de Seu nascimento. “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”, diz no livro de Mateus 2:11.

O nascimento de Cristo também pode ser contato por meio de vídeos rápidos. Aqui você pode ver um em forma de cordel, bem brasileiro.

2. Árvore de Natal

Essa tradição já é bem antiga, e pode ser uma bela mensagem para reunir a família e falar um pouco sobre o Natal sem pensar apenas nos presentes. Pode ser durante a montagem dela.

Ela tem algumas versões. Mas a história conta que alguns povos, como os egípcios e assírios, muito antes do nascimento de Cristo, já viam as árvores como algo divino. Já no nordeste da Europa, os povos pagãos cortavam o pinheiro e levavam para casa para o enfeitar, logo que iniciava o inverno no hemisfério norte, muito parecido como o que fazemos atualmente. Para tentar acabar com essa tradição, um monge, no século XVIII, transformou o pinheiro e a árvore enfeitada num símbolo cristão, associando a forma triangular à Santíssima Trindade e a resistência das folhas (que não secam no severo inverno) à eternidade de Jesus Cristo.

Outra versão diz que a árvore de Natal surgiu em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Segundo conta a história, ele teria ficado maravilhado com a beleza dos pinheiros com neve e tentado reproduzir a imagem em casa, com algodões e velas.

Advertisement

3. Calendário do advento

O calendário do advento é uma tradição alemã que está se espalhando pelo mundo. Ele consiste em uma contagem regressiva até o dia 25. O que me atrai nele é a questão de poder fazê-lo como uma atividade em família. Aqui você tem alguns modelos de calendários que podem ser feitos manualmente. Você tem a escolha de, em cada dia, colocar uma escritura relacionada ao nascimento de Jesus Cristo ou alguma outra mensagem natalina e compartilhá-la em família.

Com pequenos detalhes, podemos fazer o Natal de nossa família ter um outro sentido. Podemos fazê-los lembrar do real motivo das comemorações e deixar um pouco de lado a correria das compras e dos presentes. Em Isaías 9:6 diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Ele é Jesus, o Cristo. Ele nasceu para ser o nosso Salvador. Foi o exemplo perfeito na terra. Viveu e morreu pelo mundo. Nada mais justo do que nos alegrarmos pelo Seu nascimento.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.