3 formas pelas quais as orações são respondidas

"A oração traz humildade à alma. Ela amplia nossa compreensão, aviva a mente e aproxima-nos do Pai Celestial."

Taís Bonilha da Silva

A oração é um dom supremo concedido por um Pai Celestial amoroso e preocupado.

Aqueles que mantêm o hábito de orar aproximam-se mais do Senhor e recebem consolo e direção nas diversas situações de sua vida. Contudo, nem sempre é fácil reconhecer as respostas das nossas orações. Às vezes estamos tão envolvidos por algum problema, situação ou mesmo pela rotina do dia a dia que não reconhecemos as respostas e corremos o risco de achar que o Senhor não está nos ouvindo.

O salmista revela tal verdade em sábias palavras“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” (Salmos 55:16-17)

O Senhor reconhece todas as nossas necessidades e sabe o momento ideal de nos conceder as respostas que necessitamos, e Ele o faz de modo muito peculiar e pessoal.

Richard G. Scott, citando David O. McKay, explicou:“É verdade que as respostas das nossas orações nem sempre vêm diretamente, nem no momento, nem da maneira como prevemos; mas elas vêm no momento e da maneira que melhor sirva aos interesses daquele que faz a súplica.”

Advertisement

Vejamos algumas formas de como nossas orações podem ser respondidas:

1- Através de inspirações

Na maioria das vezes o Senhor nos responde através de inspirações em nossa mente, são muito sutis e requerem que estejamos em sintonia para reconhecer que são as respostas que tanto buscamos. Dessa forma, após orar, precisamos dar esse momento em silêncio e reflexão para que o Senhor nos responda.

2- Através das escrituras

As escrituras são uma fonte poderosa de respostas, mas precisamos buscá-las. Quando estamos aguardando uma resposta do Senhor, se tivermos o hábito de estudar as escrituras, é bem provável encontrarmos muitas das respostas que buscamos.

3- Através de outras pessoas

O Senhor muitas vezes inspira outras pessoas e assim recebemos nossa resposta através delas. São verdadeiros anjos mortais colocados em nosso caminho para nos abençoar.

Quando eu era mais jovem trabalhava em uma feira de artesanato que funcionava em uma praça da minha cidade. Ao fim do dia guardávamos nossas mercadorias em um clube que ficava logo em frente à praça. Eu guardava minhas coisas e sempre ia ao banheiro para me arrumar, pois de lá eu seguia direto para a faculdade. Em uma determinada sexta-feira eu cumpri com minha rotina habitual, porém me atrasei um pouco mais, e quando saí do clube para me dirigir para a faculdade, as portas estavam trancadas. Eu estava presa no clube sozinha até a segunda-feira onde alguém iria abrir para os artesãos pegarem suas coisas.

Advertisement

Fiquei desesperada, naquela época eu não tinha celular e todas as portas das salas do clube também estavam trancadas, eu não tinha acesso a nenhum telefone. Pensei em meus pais que iriam me buscar na faculdade e eu não estaria lá, pensei em como ia passar 3 dias sem água e comida. Comecei a chorar, e recorri à única Pessoa que poderia me ajudar, o Pai Celestial.

Ajoelhei-me e fiz a oração mais fervorosa de minha vida, e nesse momento a porta do clube se abriu, o zelador entrou e se espantou ao me ver ali em prantos. Quando contei a ele o que tinha acontecido ele disse que eu havia dado muita sorte, pois ele só voltara para o clube porque esquecera as chaves da sua casa.

Eu sei que não foi sorte, foi o Pai Celestial respondendo minha oração da forma como David O. McKay ensinou“(…) no momento e da maneira que melhor sirva aos interesses daquele que faz a súplica”.

É dessa forma que Deus age para com seus filhos. Ele ouve a todos nós e nos responde no momento certo e da maneira certa. Às vezes a resposta não virá no tempo em que queremos, e nem será a resposta que queremos, mas Ele sempre nos responderá.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.