3 conselhos para descobrir o propósito de Deus para nossas vidas

Quer creia ou não, você é um filho de Deus por ele amado. Ele tem propósitos para sua vida.

Stael Ferreira Pedrosa

Quantas vezes olhamos para o céu em uma tarde azul e nos perguntamos: O que estou fazendo nesse mundo? Quem sou eu? O que esperar dessa vida? Existe algo depois?

Para andar seguros em nossa jornada pela vida, precisamos entender algumas coisas sobre nossa existência e se existe um propósito e um plano a seguir para alcançar esse propósito.

Fazemos parte da família de Deus. Ele é nosso Pai nos céus e quer que voltemos para casa. Por isso não nos deixou sozinhos e sem direção. Podemos nos comunicar diariamente com Ele através de:

1. Oração

Embora às vezes não pareça ter sentido ficar ali de olhos fechados conversando com alguém que não responde.

Mas, ele responde. No seu próprio tempo e a seu próprio modo. E devemos nos lembrar que essa resposta vem de muitas maneiras: pode ser um “sim”, um “espere um pouco mais” e muitas vezes é “não”.

Advertisement

Outra maneira de comunicação com Deus é através das impressões em nosso espírito. Todos nascemos com uma luz que é chamada “consciência”. Ela geralmente nos diz o que é certo e errado. É uma maneira em que Deus se comunica conosco e nos guia nessa vida.

Leia: A fórmula para receber respostas de Deus

2. Ler sobre Ele

Podemos conhecer a Deus mesmo sem vê-lo?

Outra maneira de conhecermos a Deus, sabermos como ele se parece e receber orientações é também através das sagradas escrituras. Em Gênesis, o Pai disse (a quem estava com Ele na criação):

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1:26)

Advertisement

E no livro de João, Jesus responde aos discípulos que lhe pediam para ver o Pai:

Quem me vê a mim, vê o Pai. (João 14:9)

3. Confiar Nele

Somos muitos e tão diferentes, por quê?

Não há duas pessoas iguais, cada um tem características físicas e de personalidade diferentes. Temos talentos, habilidades, oportunidades e recursos diferentes. Muitas vezes não entendemos o porquê de tal diversidade. No entanto, se tivermos fé em Deus poderemos saber que cada um tem um motivo para ter nascido onde nasceu e nas condições que nasceu – sejam boas ou más. Tanto para o próprio aperfeiçoamento quanto para contribuir no grande plano divino. Assim como pequenos pedaços de linha num grande bordado, quando vistas separadamente não significam muito, mas que quando admiradas a distância, formam um lindo desenho.

Então devemos ser quem somos e nunca nos comparar a outras pessoas. O primeiro passo pra entender o plano de Deus pra você, é entender que você é único, e suas habilidades, talentos e provações são um complemento para a sua jornada.

Advertisement

Se assim fizermos encontraremos respostas para:

De onde viemos?

Um profeta do Velho Testamento chamado Jó, estava sofrendo muito e ainda tinha que suportar seus amigos culpando-o por seu próprio sofrimento e sua esposa dizendo-lhe para amaldiçoar a Deus e morrer.

Após ouvir por muito tempo um amigo o acusando, Jó ouviu a voz do Senhor que lhe dizia:

Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.

Advertisement

[…] Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam (Jó 38:2-7)

Todos os filhos de Deus (nós) jubilavam enquanto Ele (Deus) criava a terra. Ou seja, já existíamos espiritualmente.

A um profeta do Velho Testamento chamado Jeremias, Deus disse:

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5). Como Jeremias poderia ter sido conhecido antes de nascer, se já não existisse?

Por que estamos aqui?

Não estamos nesse mundo por obra do acaso. Viemos aqui com um objetivo que é de progredirmos, nos aperfeiçoarmos através da prova da fé, das boas obras e obediência.

Advertisement

Leia: Por que Deus envia os seus filhos à Terra?

Qual é nosso destino?

Temos um corpo físico e o deixaremos na terra quando morrermos. Porém, o nosso espírito que é imortal não ficará vagando. Ele irá a um lugar onde continuará aprendendo e aguardando a ressurreição, que é quando o corpo e o espírito se unem para nunca mais se separarem. Jesus foi o primeiro a passar por este processo e é graças a Ele que nós também passaremos e aceitando o sacrifício que Ele fez também podemos ter nossos pecados perdoados.

Porém, a recompensa eterna será dada somente àqueles que guardarem os mandamentos de Deus e tiverem seus corações cheios de amor e caridade por todo os seres vivos. Que forem puros de mãos, coração e mente. O apóstolo Paulo disse:

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (1Cor.2:9)

O propósito de nossas vidas deve ser alcançar tais coisas.

Advertisement

Leia: Como encontrar a Deus?

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.