15 perguntas que revelam se um homem é realmente comprometido com sua mulher – e vice-versa

Para um casamento dar certo e durar a vida inteira, é necessário que ambos façam a sua parte. Estas perguntas tocam em assuntos necessários para uma vida a dois.

C. A. Ayres

O casamento é algo belo e produtivo na vida de dois seres humanos que evoluem um relacionamento. É necessário respeito e altruísmo, cuidado e total fidelidade para uma família fluir com sucesso a partir de duas pessoas comprometidas uma com a outra.

Se um casamento não dá certo ou algo ruim acontece, não é culpa da instituição do casamento em si ou do amor, mas das pessoas envolvidas e suas escolhas. Para fazer uma escolha correta baseada em princípios de vida que trarão a felicidade a todos os envolvidos, e todos os descendentes, pergunte a si mesmo e ao outro honestamente sobre estas questões:

1. Por que você me ama?

Ninguém pensa nisso, e às vezes o fato de ponderar sobre a questão pode trazer respostas não desejadas, mas é necessário saber por que amamos aquela pessoa, além do motivo sobre como elas nos faz sentir. Se há incerteza nesse sentimento, imagine na vida a dois quando as dificuldades começarem a surgir.

2. Por que você quer passar o resto de sua vida comigo?

O homem, nem a mulher, foram feitos para ficarem sozinhos, mas é necessário saber, a partir de experiências de vida, porque se quer viver a vida com outra pessoa. Ninguém se casa para se divorciar, mas essa questão, inclusive, traz o compromisso à tona.

3. O que você fará para manter a chama acesa em nosso casamento?

O amor romântico pode não ser suficiente quando as pedras do caminho interferirem no dia a dia e é melhor que cada um esteja ciente de sua responsabilidade para o sucesso do casamento.

Advertisement

4. Você crescerá comigo, não separadamente?

Às vezes nos sentimos confortáveis num ponto da relação e achamos que já fazemos tudo o que precisamos, mas o casamento é apenas o começo e nutrir o amor é um exercício diário de ambos.

5. Você ficará ao meu lado nos tempos difíceis?

Porque ficar junto nos tempos de fartura é fácil. Trabalhar juntos para não deixar que as tragédias da vida destruam o casamento e o respeito entre ambos é fundamental.

6. Você está preparado para ceder para manter a paz?

Ou seja, você está preparado para não deixar que seu ego, sua necessidade de competição, de estar certo, não entrem no meio do caminho?

7. Você está preparado para colocar nosso casamento à frente de tudo?

Sejam nossos pais, filhos, trabalho, carreira, enfim, a partir do casamento é onde construímos o restante de nossas vidas.

8. Você será um bom pai/mãe?

Você pode achar que isso ninguém sabe antes de se tornar um. Sim, todos sabemos. É só decidir ser e fazer a sua parte e assumir as responsabilidades.

Advertisement

9. Você me lembrará o quanto você me ama com frequência?

Não deixando a chama se apagar e a rotina destruir esse sentimento, de preferência.

10. Você terá energia para fazer o que puder para manter o casamento vivo?

As coisas não acontecerão se não nos mantermos tentando sempre nosso melhor.

11. Você me apoiará se eu não puder me sustentar?

Não somente financeiramente, mas emocionalmente e mentalmente quando o fardo pesar.

12. Você promete manter seus sonhos vivos e me incluir neles?

Manter os sonhos vivos requer pessoas inteiras que progridem juntas, apoiando uma à outra. Esta é a única maneira de encontrar felicidade genuína, sem inveja, sem competição, sem ciúmes, ajudando um ao outro sempre.

13. Você fará sua parte para cuidar de você mesmo e me apoiar?

É necessário que cada um saiba cuidar da própria saúde e ser um exemplo e suporte ao outro, e aos filhos que vierem posteriormente.

Advertisement

14. Se eu for primeiro, você estará comigo até o fim?

Tudo pode acontecer e é fácil amar na saúde e na alegria. Mas é na doença e na tristeza que o amor é provado, e isso não precisa ser uma grande tragédia, mas coisas do dia a dia.

15. Você pode me prometer que, se eu me for cedo desta vida, você será responsável com nossa família?

Ninguém quer pensar nisso, mas se a morte acontecer de repente, é importante que o outro que continue vivendo, trabalhando para cumprir os sonhos, cuidando e amando os filhos, encontrando coragem para seguir em frente.

Quando há amor verdadeiro, um quer o sucesso do outro, e a felicidade mútua acontece somente quando fazemos nossa parte e cuidamos bem de nós mesmos para continuarmos inteiros estando juntos.

Leia também: 13 questões que você deve saber as respostas antes de se casar.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.