12 brincadeiras antigas para seus filhos brincarem

Para as crianças qualquer hora é hora para brincar, não importa a hora ou lugar. Brincar é a coisa que elas mais gostam.

Shana Padilha

Acredito que muitos de vocês já viram um filme chamado Avatar. Esse filme foi lançado em 2009. Em um mundo alienígena chamado Pandora vive uma tribo, os Na’vi, seres que parecem ser primitivos, mas são altamente evoluídos. O filme traz várias histórias, mas uma parte que sempre me chama a atenção é a importância que aquele povo dava para a conexão com a natureza. A humildade e compreensão deles com a necessidade de estar em contato com ela. Mas, onde quero chegar com essa historinha? É que nós, adultos e crianças, também precisamos estar mais perto de nossos familiares e da natureza.

Para as crianças qualquer hora é hora para brincar, não importa a hora ou lugar. Brincar é a coisa que elas mais gostam.

Ainda hoje existem muitas ideias de brincadeiras que nos mantêm longe das tecnologias. Sabemos que as crianças e nós fazemos parte dessa Era Digital. Mas o contato com brincadeiras do tempo dos pais vai também aumentar o conhecimento cultural delas. Não são somente os brinquedos virtuais que ajudam as crianças a se desenvolverem.

Você conhece o seu filho e sabe qual o tipo de brincadeira que ele vai gostar. Mas, se não souber, vai experimentando até achar uma.

Hoje em dia, com a correria do dia a dia, fica fácil passar despercebido o tempo que poderíamos ter de brincadeiras com nossos filhos. Sabemos que as crianças de hoje possuem uma grande facilidade com os jogos tecnológicos. E nós, por sermos de outra geração, não acompanhamos da mesma forma.

Advertisement

Muitas vezes não surgem ideias do que brincar. Uma dica para os pais de agora que talvez não dominem os jogos modernos é ensinar as brincadeiras do seu tempo como crianças.

Brincadeiras para ajudar com a coordenação motora

  • Pula-corda

  • Bambolê

  • Bolinha de sabão

  • Pedalar de bicicleta

    Advertisement

Brincadeiras que estimulam a criatividade

  • Mímica

  • Massinha de modelar

  • Forca

  • Stop

Brincadeiras que estimulam o convívio social

  • Esconde-esconde

    Advertisement
  • Cabaninha

  • Pular carniça

  • Passa anel

Com essa fase de muitas crianças desenvolvendo problemas graves de saúde, opte por atividades com sua família ao ar livre com esportes. Algo que exija que elas se movimentem. Se movimentar ajuda a produção de endorfina e aumenta a sensação de bem-estar.

Não estou informando para não colocar seus filhos para jogar em aplicativos ou televisão, mas saber reservar um tempo para isso com sabedoria.

Advertisement

Esse tipo de dinâmica em família é uma excelente conexão entre pais e filhos, brincadeiras ao ar livre, possibilitar as crianças um contato maior com a natureza e com seus pais.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)