11 manchas mais difíceis em roupas – Alternativas para removê-las

Troque o desespero de ter uma roupa manchada pela solução para remover a mancha. Daremos dicas para remover 11 tipos de manchas mais difíceis.

Erika Strassburger

A manga de sua linda e esvoaçante blusa entrou no prato de macarrão com molho de tomate? Não se desespere. Quanto antes você agir, melhor. A mesma dica serve para qualquer tipo de mancha.

Existem alguns produtos eficazes para a remoção de manchas no mercado, mas são caros. Você pode adquiri-los e seguir as instruções de uso, ou usar soluções caseiras, como as que daremos a seguir:

1. Molho de tomate

Em fibras naturais, como algodão e linho, aplique uma mistura detergente de lavar louça (sem cor) com um pouco de água morna sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos.

Em tecidos sintéticos, tire o excesso do molho com água imediatamente. Em seguida, esfregue limão sobre a mancha.

2. Gordura

Aplique farinha sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Ela absorverá a gordura. Limpe a farinha do tecido. Normalmente é o suficiente para limpar. Porém, se você notar algum resíduo de gordura, aplique detergente incolor puro e esfregue bem.

Advertisement

3. Graxa

Remova a graxa da roupa passando margarina sobre ela. Esfregue até a graxa desgrudar. Remova tudo (margarina + graxa) e lave com detergente de cozinha. Se a mancha for pequena, você pode simplesmente molhar a parte manchada, passar sabonete de cor branca, esfregar bem e enxaguar.

4. Frutas ou suco de frutas

Coloque leite fervente sobre a mancha ou use uma mistura de água morna, leite, suco de limão e vinagre branco.

5. Sangue

Lave a peça com água bem quente. Se a mancha permanecer, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com vinagre e passe sobre ela.

6. Mofo

Aplique água oxigenada sobre a parte mofada e deixe secar ao sol, ou aplique bicarbonato de sódio com vinagre. Ou, ainda, limpe com uma mistura de água morna e vinagre.

7. Suor

Coloque a peça na água quente e aplique vinagre na região. Para eliminar o odor, inclusive na região das axilas, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com água.

Advertisement

8. Ferrugem

Aplique suco de limão verde e água morna. Ponha a roupa para secar sem enxaguar..

9. Batom

Lave com sabonete esfregando bem. Se não sair tudo, deixe de molho com leite morno. Se a mancha ainda persistir, esfregue o local com um pano embebido em álcool.

10. Chiclete

Coloque a peça no freezer, envolta num saco plástico. Isole a parte com chiclete para que não encoste em nada. Deixe algumas horas até o chiclete congelar. Tire a peça do freezer e raspe o chiclete com uma faca. Faça-o logo, antes que descongele.

11. Vela

Retire o excesso do tecido. Coloque a parte manchada entre duas folhas de papel toalha. Passe a ferro. A parafina derrete e gruda no papel.

Observação Importante : não se esqueça de enxaguar o tecido depois do procedimento (exceto quando houver outra indicação) e colocá-lo para lavar normalmente.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.