10 soluções para salvar um casamento desgastado pelas brigas

10 dicas para transformar a relação e ficar sempre próximo do cônjuge.

C. A. Ayres

Sabemos que para um casamento ser bem-sucedido, ambos precisam estar engajados e serem responsáveis por fazerem sua parte.

O psiquiatra David D. Burns, autor do livro Feeling Good, sobre combater a depressão, desenvolveu uma pesquisa com mais de 1.000 homens e mulheres através de mais de 25 anos de profissão e enquanto professor da Universidade de Stanford, para escrever seu segundo livro, que mostra alguns casais que simplesmente se deixam levar pelos problemas do dia a dia, e acabam na lama sem saber como sair dela, e ele identifica então meios de curar uma relação que está passando por problemas de forma rápida e eficiente.

Algumas sugestões para reverter uma situação juntos, segundo Dr. Burns:

1. Pare definitivamente de culpar seu cônjuge pelos problemas do casamento

Mesmo que ele tenha sido o culpado de acontecimentos primeiros que os trouxeram a pensar como pensa, tome outra estrada para os momentos a dois.

2. Pare de reclamar e seja assertivo

Se ficar reclamando todo o tempo que seu marido não lhe ajuda a lavar louça ou fazer qualquer outra coisa na casa, ele tenderá a lhe rejeitar e se afastar.

Advertisement

3. Pare de ficar relembrando decepções e frustrações

Se você quiser que sua relação perdure, precisa aprender a relevar os acontecimentos menos importantes e dar valor as coisas boas que construíram juntos.

4. Seja positivo e humilde

Não mande ou imponha suas ideias, seja sutil e peça colaboração.

5. Pare de se defender

Qualquer conversa desmorona se ficar somente na defensiva. Tente prestar atenção no sentimento que a pessoa tem quando ela fala algo.

6. Reconheça suas faltas

Peça desculpas, não racionalize se cometeu algum erro. Todos cometem erros. Ficar sempre na defensiva, encontrando desculpas para seus erros e culpando o outro de ter provocado a situação é sinal de imaturidade e covardia.

7. Seja honesto e corajoso

Seja para assumir algo que fez e pedir desculpas, seja para contar que viu uma ex. Mesmo que isso traga desconforto, trará somente uma vez. A mentira traz o mesmo problema de novo e de novo, e mina o casamento em si, separando os cônjuges dia após dia.

Advertisement

8. Seja simples e respeitoso

Conversar é bom e para se aproximar, podem usar de algumas ideias de conversação, mas tenha certeza de manter tudo de forma simples, respeite sempre a outra pessoa. Ninguém precisa ficar conversando a noite inteira, por exemplo, depois de um dia de trabalho. Momentos informais surtem mais efeito.

9. Não dê palpite em demasia

Principalmente se o outro decidiu lhe ajudar com algo. Não há nada mais inconsequente que ficar impondo o seu jeito nas coisas quando o outro está se esforçando para ajudar.

10. Mude o que precisa ser mudado

Ao invés de achar que tudo poderia ser diferente e melhor se seu cônjuge mudasse, comece você por reconhecer coisas que pode melhorar e mude. Ele seguirá seu progresso.

10 sinais de que você está destruindo seu casamento

Comece hoje mesmo a colocar a casa em ordem, e retire tudo o que está afastando seu cônjuge de você de seu dia a dia, de suas ações ou reações. A fé conjunta pode também fazer milagres no casamento, mas há de haver boa vontade de ambos nas situações simples ou complicadas do dia a dia.

Advertisement

Experimente recebê-lo com sorriso e ser mais receptivo. Experimente abraçá-lo quando estiver triste ou magoado. Seja delicado, trate-o diferente, fale carinhosamente, toque cuidadosamente. Tudo que há de ruim numa relação pode ser revertido e melhorado quando há boa vontade, paciência e amor.

Alguns animais só vivem na lama porque são lá colocados. Vocês também não precisam viver assim. Se seguirem essas ideias, sem desanimar a cada tentativa que falharem, da próxima vez que estiverem na lama, será apenas uma competição e diversão saudáveis ou como tratamento de beleza.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.