10 perguntas para as reuniões com os professores

Saiba como tirar maior proveito das reuniões com os professores de seu filho.

Patricia Andrade

Quando recebe o aviso de que haverá reunião com os professores de seu filho, o que você pensa? Que está prestes a ouvir uma porção de críticas, que invariavelmente só recebe elogios pelo desempenho do pequeno, que gastará um tempo precioso ouvindo coisas desinteressantes sobre a proposta pedagógica para tal disciplina e blá, blá, blá? Pois saiba que uma postura negativa ou apática para com a reunião de pais e professores pode estar fazendo com que você perca a chance de conhecer melhor seu filho, sabendo como ele se porta no ambiente escolar, além de conhecer o trabalho da escola para melhor poder avaliá-lo e, principalmente, auxiliá-lo. Quando estiver frente a frente com os professores de seu filho, você pode perguntar, por exemplo:

1- Meu filho participa das discussões nas aulas ou é retraído?

2- Quais foram os critérios para a atribuição dessa nota?

3- Como meu filho age quando tem que trabalhar em equipe com os colegas?

4- Como é a turma de meu filho, de modo geral?

Advertisement

5- Meu filho demonstra disposição ou indolência quando é proposta uma atividade?

6- Há algo no comportamento de meu filho que me deva ser informado?

7- Que conteúdos serão trabalhados nas próximas semanas?

8- O senhor/senhora percebe alguma dificuldade mais preocupante por parte de meu filho em assimilar os conteúdos?

9- Meu filho se relaciona bem com os colegas de modo geral?

Advertisement

10- Meu filho o/a trata com respeito?

Perceba que, através dessas perguntas simples, você pode saber mais sobre a postura de seu filho para com o professor e os colegas, seu interesse (ou falta dele) pelos estudos, os critérios de avaliação dos professores, e conteúdos abordados para que você possa eventualmente ajudar seu filho com algum assunto. E, sempre que possível, converse com mais de um professor; muitas vezes diferentes professores terão percepções diferentes de determinado aluno, o que pode ser causado por maior afinidade do estudante com o professor ou com a matéria. Se os comentários dos professores forem muito diferentes entre si, isso pode sinalizar algum problema.

Da próxima vez que for convidado – ou convocado – para a reunião com os professores, leve consigo maior interesse e maior disposição para ouvir o que será tratado, afinal, a educação de seu filho é, em primeiro lugar, de seu interesse.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.