10 momentos na vida de uma mãe que irão mudá-la para sempre

Alguns segundos são mais preciosos e importantes do que décadas. Podem significar mais do que anos, principalmente na vida de uma mãe que se dedica e ama profundamente a seus filhos. Identifique-se com estas histórias a seguir.

Cibele Carvalho

Seus momentos são moléculas, partículas que formam a sua eternidade.

Consegue recordar o dia em que você decidiu que queria ser mãe? Quando percebeu que já estava pronta para assumir esse papel tão importante?

Provavelmente não se recorda, mas todos os seus momentos e decisões a levaram ou ainda levam para seu papel primordial e essencial aqui nesta terra: Ser mãe!

1. O dia do seu casamento

Certamente além dos muitos pensamentos que você teve quando estava prestes a se casar, quando ponderava sobre se aquela era a pessoa certa para você, pensou também: Será que ele seria um bom pai para meus filhos?

Nascemos com esse dom e preocupação inato dentro de nós mulheres, somos mães por natureza divina, ninguém pode tirar ou mudar isso.

Advertisement

Cada decisão tomada por você é um momento de escolha de uma mãe.

Escolheu casar não apenas para ter um companheiro eterno, mas gritou (ou gritará) em você a necessidade de formar uma família completa, de deixar de ser um casal para tornarem-se “pais”.

Leia: Para que ter filhos?

2. O teste de gravidez

Então o grande dia chegou! Aquela estrela que ilumina os céus brilhou mais forte em seu coração, você descobriu que será mãe! Que dia glorioso.

Ou na verdade colocou em prática o dom que já nasceu dentro de você, permitiu que a sementinha brotasse e florescesse em seu jardim interno.

Advertisement

3. O dia do nascimento

Até hoje você era apenas a geradora, fornecedora de fontes de vitaminas e minerais, que mantinham seu broto em crescimento contínuo.

Em apenas segundos, ou horas para algumas, nasceu aquele que será o responsável pelas mudanças totais em sua existência daqui para frente, acendeu em seu coração, sua mente e em todos os sentidos do seu corpo sua mais sublime tarefa, tornou-se verdadeiramente mamãe.

De repente você sabe exatamente tudo o que precisa fazer.

4. O primeiro internamento no hospital

Por mais que você cuide, olhe, limpe, lave, higienize, faça tudo o máximo ao seu alcance para proteger, será quase impossível impedir que seu filho tenha alguma doença, a não ser que o crie dentro de uma redoma de vidro.

A dor dele cortará sua alma como uma faca profunda atingindo seu coração, implorará que, se possível, arranquem tudo que ele sente para passar para você, mas não será ouvida.

Advertisement

Essa lembrança ficará em sua memória eterna, e desejará nunca mais sentir algo semelhante.

5. O primeiro dia de aula

Lembra que parecia saber exatamente tudo que precisava fazer para seu bebê?

Sim, esse momento passou, agora seu filho está seguindo para a independência, e você não estará lá para sempre, por isso seu coração dói novamente com medo da incerteza e do desconhecido.

Desejou ficar durante uma semana com ele, só na primeira semana de adaptação, ou algumas horinhas, cortar totalmente o cordão umbilical para nós mães é inesquecivelmente difícil.

Leia: Como se envolver com a escola de seus filhos

Advertisement

6. O primeiro namorado(a)

Agora seu bebê está crescendo muito depressa, resolveu que já não quer mais ganhar aquele beijo de despedida, já não gosta mais tanto assim da sua comida, seu passatempo favorito são seus amigos não mais a mamãe e o papai.

Então resolve que já está pronto para trocar você por outra mulher ou outro homem! Que absurdo!

É assim que as mães se sentem, trocadas, deixadas de lado, ignoradas pelo filho quando esses encontram alguém que preenche um espaço que não é das mães, mas se pudessem gostariam que fosse, não é mesmo?

7. A formatura

As conquistas mais elevadas de um filho fazem vibrar todos os músculos dos pais.

Sempre haverá na sala de sua casa aquele quadro da fotografia tirada nesse dia, o dia da formatura, onde os momentos de alegria mais intensas foram vividos por você, quando viu compensado todos os seus sacrifícios e lutas para que ele chegasse até ali.

Advertisement

8. O casamento

Um dia você decidiu que iria se casar, formar sua família, mas será que seu filho já está pronto para isso? Por que não esperar mais um pouco?

Todo o ciclo volta a acontecer, assim como você, seu filho casou, e ao ver seu rosto brilhar de felicidade nesse dia, pensou: Espero que realmente seja feliz para sempre com essa pessoa. Essa será outra marca que ficará para sempre em sua memória, o casamento do seu bebê.

9. Seu primeiro neto

As expectativas são as maiores e as melhores, afinal você sabe o tamanho da alegria que uma criança traz para o casal, sabe como isso mudará toda a visão do seu filho.

Deseja ser a melhor vovó que um dia existiu, planeja estar tão presente quanto possível, descobre que existe um amor semelhante ao de mãe, mas diferente, que parece ser maior ainda. Agora você é vovó.

10. O dia da partida

Então chega o momento que parecia que iria demorar, suas pernas enfraquecem, seu corpo não tem mais a mesma força de antes, já não possui a mesma energia.

Advertisement

Precisa agora repousar, precisa ser cuidada pelo seu bebê agora que já não é nada pequeno, precisa ser amada por ele, receber a retribuição de uma vida toda de doação e sacrifício.

É o que todas as mães merecem, desejam e esperam viver nesses momentos, para que suas últimas lembranças e memórias sejam preservadas, sejam curadas, tratadas com carinho pelos filhos, para que enfim possam descansar em paz.

Leia: Todo dia é Dia das Mães

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.