10 maneiras simples de demonstrar amor por seus pais

Não precisa muito para demonstrar amor por seus pais, basta deixar o coração falar mais alto.

Stael Ferreira Pedrosa

É comum pensarmos que nossos pais já sabem que os amamos e não precisamos ficar dizendo isso o tempo todo. É, realmente o tempo todo não, mas é bom lembrar de dizer e fazer algumas coisas periodicamente para lembrar a eles – e a nós também – o quanto são amados, lembrados e importantes em nossa vida.

Vivemos em tempos tumultuados, trabalha-se muito, temos compromissos e agendas cheias. Parece que o tempo encurtou, não se encontra tempo para mais nada. Diante dessa realidade, difícil ter tempo disponível para as atividades familiares, visitas e boas conversas. Momentos fundamentais para se edificar os relacionamentos e aproximar os membros da família. Por isso temos que ser assertivos em reservar um tempo na agenda – marcar dia e hora – para estar com nossos pais e fazer coisas juntos. Aqui estão algumas ideias para quem ainda mora com os pais e para quem já saiu do ninho.

1. Dar carinho

Se você mora com seus pais, dê-lhes bom dia com um beijo ao acordar e um beijo de boa noite todos os dias.

Se você já saiu de casa, ligue para eles pelo menos 3 vezes por semana para perguntar como estão e se precisam de algo. Não se esqueça de terminar enviando um beijo.

2. Escutar

Principalmente se seus pais já forem idosos. Pessoas mais velhas sentem necessidade de conversar, participar das atividades familiares e serem ouvidas. Tenha paciência com suas histórias, ainda que seja a 21ª vez que as ouve. Lembre-se que eles lhe contavam a mesma história várias vezes quando você era pequeno e com toda a paciência, carinho e beijos. Para os mais jovens também vale, pais sempre querem ser ouvidos por seus filhos. Ouça-os!

Advertisement

3. Presença

Nada alegra mais os pais que a presença dos filhos. Se sentir esquecido pode ser a parte mais dolorosa do processo de envelhecer. Deixe seus pais saberem que são lembrados, seja procurando-os para falar de um problema ou uma vitória, para contar daquela promoção, enfim, deixe-os saber que fazem parte da sua vida.

4. Gratidão

Não existe nada mais triste para mãe e pai que um filho ingrato. Demonstre sua gratidão diariamente e, caso morem longe, visite-os ou mantenha contato para dizer o quanto eles são importantes na sua vida e quanto é grato por tudo que fizeram por você.

5. Atividades familiares

Convide seus pais para sair, ir ao cinema, a um restaurante ou mesmo a um show da banda favorita deles. Assista a um filme com a sua mãe ou vá a um jogo com o seu pai de vez em quando, só para mostrar o quanto você se importa e quer estar perto deles. Aproxime seus filhos dos avós, façam atividades juntos. Isso traz um grande benefício para todos. Uma experiência pessoal me mostrou o quanto isso é importante: meu irmão perdeu um filho e o que lhe deu forças para superar e seguir adiante foi o carinho de suas duas netas.

6. Cultivar memórias

Para mostrar a seus pais que você os honra e tem orgulho de sua família e ainda criar maior interação entre mais jovens e mais velhos, uma ótima ideia é fazer juntos um mural de fotos – desde as mais antigas até as mais novas. Uma boa ideia também é criar uma árvore genealógica com fotos de bisavós (ou até tataravós), avós, filhos e netos. Enriqueça a atividade com histórias e memórias dos momentos retratados.

7. Datas comemorativas

Sempre que possível, participe das atividades familiares, aniversários e outras datas comemorativas, convide seus pais para festas, almoços, aniversário de seus filhos e faça questão de suas presenças.

Advertisement

8. Escreva

Escrever uma carta à moda antiga e enviar pelos correios, contando de sua vida, do que tem feito, de como você está e lembrando de um momento que tiveram juntos, ilustrada com fotos e declarações de amor, será um presente incrível para eles nestes tempos de whatsapps e skypes. Certamente a carta ficará manchada e amarela de tanto sua mãe reler.

9. Busque seus conselhos

Dê a eles a devida reverência ao buscar seus conselhos em momentos necessários. Seus pais se sentirão importantes e amados. Muitas pessoas pensam que não precisam de conselhos e até dispensam os conselhos de seus pais. Lembre-se que nada ensina mais que o tempo e as experiências de vida e os conselhos dados por alguém que o ama fará toda a diferença.

10. Diga que os ama

Não existe maneira melhor de demostrar amor que dizendo. Especialmente olhando nos olhos e dando um abraço. Pode falar sem moderação. Não economize no afeto. Beije, abrace e diga, pai/mãe, eu te amo! Muito!

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.