10 ideias para organizar a casa em pouco tempo

Veja algumas ideias sobre como, em pouco tempo, organizar a sua casa e o que pode ser feito para mantê-la em ordem.

Erika Strassburger

Poucas coisas aborrecem mais as mulheres do que olhar em volta e ver tudo fora do lugar. É realmente uma situação desmotivadora ter de repetir, várias vezes ao dia, as mesmas tarefas para manter a casa em ordem. E quando a mulher tem jornada dupla? É praticamente impossível trabalhar fora, cuidar da casa, dos filhos, do marido, dando a atenção devida a cada um, sem e chegar à exaustão.

Para aproveitar o máximo do seu tempo e evitar cansaço desnecessário, sugerimos algumas dicas que realmente funcionam:

1. Tenha um lugar para cada coisa

Lugares para a vassoura, as roupas sujas, os brinquedos, o ferro de passar, os livros, os CDs, as revistas, etc. Evite ficar mudando as coisas de lugar. E, se o fizer, comunique várias vezes a sua família, até que ela se acostume com a mudança.

2. Consulte a sua família

Deixe que todos opinem sobre o que pode ser feito para manter a casa organizada. Peça voluntários para tarefas mais complexas, como lavar louça, arrumar as camas e secar o banheiro. Delegue as tarefas simples, como juntar brinquedos, colocar roupas sujas e sapatos no seu devido lugar, às crianças menores. Anote (e desenhe para os pequenos) o que foi decidido e deixe à vista de todos.

3. Use caixas, pastas, suportes ou organizadores de plástico

São perfeitos para guardar papéis, miudezas, bolsas, controles remotos, brinquedos, etc.

Advertisement

4. Jogue fora as tralhas

Não acumule embalagens, vidros ou potes que você não vai usar. De tempos em tempos, faça uma limpeza nos seus armários, desfazendo-se daquilo que não está usando.

5. Mantenha a pia limpa

Retire a porção que você vai cozinhar e guarde imediatamente o restante do alimento. Coloque as cascas dos legumes num pote ou direto no lixo. Tenha sempre um pano limpo e úmido à disposição. Passe-o em volta dos potes e outras embalagens que serão guardadas, para evitar resíduos ou farelos dentro dos armários e geladeira.

6. Mesmo que não tenha tempo para lavar a louça, organize a cozinha

Em poucos minutos você conseguirá guardar o que estiver fora do lugar, passar um pano onde está sujo e reservar a louça para ser lavada posteriormente.

7. Não acumule sujeira

Limpe imediatamente as superfícies sujas com resto de alimento ou outros resíduos.

8. Vá recolhendo e dobrando as roupas do varal

Não as amontoe, para não dificultar a passação. Muitas roupas que não precisam ser passada, precisarão, caso forem amontoadas.

Advertisement

9. Não enfie as roupas no guarda-roupa de qualquer jeito

Se não for usar a roupa que acabou de tirar, e está com pressa, reserve-a. Posteriormente você poderá dobrá-la com calma e guardá-la.

10. Dê um aspecto de limpeza contínua à sua casa

Passe um pano úmido com aromatizante no piso lavável, em vez da vassoura.

Lembre-se de fazer faxinas regulares. Dedique um tempo para limpeza completa de janelas, carpetes, banheiros armários, geladeira, entre outros. Não tem como manter a casa organizada com sujeira entranhada.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.