10 ideias para demonstrar mais carinho aos filhos

Carinho é aproximação e felicidade genuína, criação de um vínculo que não se rompe facilmente.

Márcia Diniz

Carinho não é dizer sim a tudo. Acredito que o carinho não está somente em dizer sim a tudo, dar tudo o que os nossos filhos nos pedem ou fazer todas as suas vontades.

É importante saber dizer um não, quando entendemos que é necessário que eles aprendam uma lição, porque mais tarde eles irão reconhecer e dar valor aos ensinamentos, valores e limites transmitidos, tão importantes para que se tornem adultos conscientes e equilibrados.

Pequenas ações como estas demonstram o carinho que temos por nossos filhos:

1. Dizer o quanto os ama

Dizer todos os dias o quanto os ama, porque são tão importantes e que retribuam a esse sentimento.

2. Participar de suas atividades

Mostrar interesse com suas atividades no colégio e na sua vida esportiva, de forma que possam se abrir e contar alguma coisa significativa.

Advertisement

3. Surpreender

Costumo anotar quando meu filho me pede alguma coisa, seja um brinquedo, uma roupa, um livro ou um DVD, e quando posso e acredito que seja um momento em que está merecendo uma retribuição ou um prêmio, faço uma surpresa e dou para ele.

4. Almoçar juntos

Quando tenho um tempo livre, vou almoçar com ele no colégio, sem marcar, fazendo uma surpresa mesmo. Ele sempre adora!

5. Comidinhas que gostam

Sei que ele gosta muito de alguns sucos e também de barrinhas, e comidinhas para o lanche quanto sai do colégio. Pelo menos uma vez a cada quinze dias, vou a um lugar que vende todas essas “guloseimas” e abasteço nosso estoque.

6. Convidar amiguinhos

Quando é possível, convido alguns amiguinhos para irem ao cinema conosco, a virem em casa para brincar ou dormir. Ele sempre fica muito feliz quando isso acontece.

7. Programar as atividades com antecedência

Procuro programar nossa semana e quinzena com antecedência, e uma das coisas que ele gosta muito de fazer é ir ao cinema. Assim, sempre estou atenta aos lançamentos de filmes que ele gosta, mostro os clipes e fazemos a programação para ver, de preferência, as pré-estreias.

Advertisement

8. Aniversário

Sei que o aniversário dele é um acontecimento muito importante, procuro durante o ano ir conversando para saber o que ele prefere fazer, se vai querer algum tema em especial, quais atividades, convites, como quer o bolo e docinhos, e lembrancinhas, assim, durante o ano, vamos fazendo o planejamento e preparando cada detalhe.

9. Ajudar na lição de casa

Sempre que me pede ajuda para alguma lição que exija a ajuda de um adulto, faço com todo o carinho. Outro dia, ele me pediu que fizesse a capa do seu caderno de caligrafia de Angry Birds, como faço Scrapbooking, caprichei, e ele adorou. Mostrou todo orgulhoso para seus amigos!

10. Ler um livro ou um gibi antes de dormir

Todas as noites, eu leio um gibi ou um livro para ele antes de dormir, já faz parte do ritual dele escolher a leitura. Dessa forma, estou fazendo um agrado, tornando a noite dele mais gostosa e tranquila, incentivando o hábito da leitura e também participando da vida dele!

É sempre fácil encontrar novos meios e formas de estar em contato e demonstrar afeto aos nossos filhos!

Toma un momento para compartir ...

Márcia Diniz

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach. Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.