10 formas de ajudar as pessoas a acreditarem em si mesmas e mudarem suas vidas para melhor

Às vezes só precisamos de alguém que nos olhe nos olhos, segure-nos pela mão e diga: "Você pode, agora!" - Dieter F.

C. A. Ayres

Encorajar os outros é uma arte! Ajudar as pessoas a acreditarem em si mesmas e mudarem suas vidas para melhor requer prática e muito otimismo. Se passamos por traumas ou decepções em nossa vida, nós precisamos desse estímulo; e quando não o encontramos, demoramos muito para recobrar nosso progresso. Se temos alguém que acredita em nós e nos ajuda a levantar e superar nossos fracassos pessoais, com certeza isso faz uma grande diferença, e também vamos querer passar a bondade adiante.

Dieter F. Uchtdorf, um piloto e defensor da família, contou a seguinte história:

“Há pouco tempo, eu estava esquiando com meu neto de 12 anos. Estávamos nos divertindo quando cheguei a um ponto cheio de gelo e acabei levando um tombo glorioso numa encosta íngreme.

Tentei todos os truques que sabia para me levantar, mas não consegui — eu havia caído e não conseguia me levantar.

Eu me sentia bem fisicamente, mas meu ego estava um tanto ferido. Então me assegurei de que meu capacete e meus óculos de proteção estivessem bem ajustados porque eu preferia que os outros esquiadores não me reconhecessem. Podia imaginar-me sentado na neve enquanto eles esquiavam com elegância, acenando e gritando alegremente: ‘Olá, irmão Uchtdorf!’

Advertisement

Comecei a me perguntar o que seria necessário para me resgatar. Foi aí que meu neto chegou ao lugar onde eu estava. Eu lhe disse o que havia acontecido, mas ele não me pareceu muito interessado em minhas explicações do motivo pelo qual eu não conseguia me levantar. Ele me fitou nos olhos, estendeu o braço, pegou minha mão e disse num tom firme: ‘Vovô, você consegue fazer isso agora!’

Instantaneamente, eu me levantei.

Ainda não entendo o que aconteceu. O que parecia impossível apenas um momento antes imediatamente se tornou realidade, porque um menino de 12 anos me estendeu a mão e disse: ‘Você consegue fazer isso agora!’ Para mim, aquela foi uma infusão de confiança, entusiasmo e força.”

Essa história ilustra muito bem o princípio que tratamos neste artigo. Não importa o problema. Pode ser um casamento fracassado, um negócio próprio falido, a morte de quem amamos, um problema de saúde grave que não temos controle ou mesmo uma decepção ou traição. Também não importa de quem a ajuda venha. Muitas vezes um pequeno incentivo nos ajudará a transformar nossas vidas de tal forma a nos livrarmos de grandes precipícios e nos libertarmos de nossa dor, caso contrário, poderemos viver por anos em nossa dor.

Como levantar-se e voltar ao seu progresso normal na vida? Algumas dicas

  1. Acredite em você mesmo.

    Advertisement
  2. Quando você pensar que tudo está perdido, diga a si mesmo que você está enganado.

  3. Sempre há esperança, mesmo que seus olhos mortais não consigam enxergá-la num determinado momento.

  4. Acredite: Tudo poderia ser muito pior!

  5. Entenda que o orgulho só prejudica a você mesmo.

  6. Negar um problema cria outro problema.

    Advertisement
  7. Acredite em sua capacidade e força. Você é muito mais forte do que pensa!

  8. Não desanime e cultive o bom humor.

  9. Aproveite o bom humor para relevar coisas sem importância e perdoar rapidamente.

  10. Não importa o tombo, mas sim o ato de levantar-se e seguir em frente.

Como ajudar outra pessoa a acreditar em si mesma e mudar sua vida para melhor? Algumas dicas:

  1. Acredite primeiramente em si mesmo e internalize as dicas acima.

    Advertisement
  2. Foque nas qualidades da pessoa a sua frente e nas coisas boas que já fez na vida.

  3. Relembre momentos que ela mesma estava ao lado de pessoas que precisaram, e elas acreditaram nela.

  4. Se não houver nenhum exemplo palpável, relembre-a de que o Pai Celestial a ama incondicionalmente](entendendo-o-amor-incondicional-e-perfeito-do-pai-celestial). Ore com ela, isso pode fazer toda a diferença.

  5. Peça-a que pense em sua família, nos grandes exemplos de coragem que teve, e também em como aqueles que ama acreditam na sua capacidade. Mesmo as crianças.

  6. Faça-a perceber que pode se despojar do orgulho, desculpar-se, limpar sua alma do veneno do orgulho ferido e começar de novo.

    Advertisement
  7. Ajude-a a olhar para o próprio coração e perceber que pode arrepender-se e voltar, e que terá seu apoio e o de muitas outras pessoas.

  8. Explique que ela pode ter uma visão maior do que o problema significa em sua vida, tendo esperança no futuro, de forma a aprender com o problema, não ficar lamentando.

  9. Leiam juntos e façam qualquer das

  10. Ajude-a a fortalecer sua fé e o entendimento de que a vida tem altos e baixos, e só não teremos problemas se não vivermos, pois viver é correr riscos.

30 ideias para aumentar a autoestima instantaneamente.

Advertisement

Enfim, ajudar alguém a ter esperança é dizer ao outro como o neto de Dieter disse a ele: “Você pode fazer isso, agora!”. Sempre ajudamos a nós mesmos a acreditar quando ajudamos alguém a enxergar que podem! Nós realmente podemos, e o Senhor quer que todos nós tenhamos o melhor amando a Ele e amando nosso próximo como a nós mesmos. Considere essas dicas como uma ajuda para cumprir esse mandamento e viver em paz. Agora, corra passar a bondade adiante! E ela continuará a voltar a você. 

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.