10 dicas para manter seu escritório em casa organizado
A oportunidade de trabalhar em casa exige dedicação, cumprimento de horários e separação do trabalho e do lar. Aqui 10 Dicas para manter o escritório em casa organizado.
C. A. Ayres
Para quem trabalha em casa, sabe que é necessário organização e a separação ideal do escritório com a residência. Se não há como ter um escritório separado da casa para a atividade profissional, e um quarto precisa ser transformado em escritório para o negócio próprio, organização e uma rotina saudável também é necessário.
Aqui 10 dicas para manter um escritório em casa organizado e produtivo:
1. Escritório/ oficina/ garagem/galpão
Decida qual local e cômodo da casa precisará para desenvolver sua atividade profissional e fazer crescer seu negócio próprio. Tenha certeza que naquele local somente trabalho será feito, não misturando com a casa, família e outros.
2. Mesa de trabalho e cadeira
Se você precisar de um escritório em casa, você precisará provavelmente de uma mesa e uma cadeira confortáveis de forma que os detalhes ergonômicos sejam preenchidos e você possa desenvolver a sua atividade profissional com organização.
3. Material de escritório
O que você usa, como papel sulfite, canetas, lápis, borracha, blocos de anotações, talões de recibo, grampeador, etc.
4. Computador, impressora, microfone, câmera
Hoje em dia as empresas fazem entrevistas e teleconferências via Skype, e ter um computador ligado à internet com conexão rápida, uma câmera e um microfone são essenciais.
5. Telefone, fax, máquina copiadora
O que você precisar para fazer suas ligações e desenvolver seu trabalho de forma que tudo esteja à mão.
6. Arquivos
Colocar arquivos com chave é uma boa opção para separar documentos, contratos, notas fiscais, recibos, imposto de renda, e toda papelada que precisa necessariamente ser mantida.
7. Elimine montanhas de papel
Não deixe acumular correspondências, contas a pagar, catálogos, renovação de assinaturas, comunicados importantes. Separe-os nos arquivos e insira-os no sistema.
8. Rotina diária
A rotina do dia a dia deve incluir:
-
Fazer o gerenciamento do tempo logo pela manhã e planejar o dia.
-
Abrir todas as correspondências, e eliminar o acúmulo de papel desnecessário.
-
Encaminhar as dívidas para pagamento.
-
Manter o ambiente de trabalho organizado.
-
Manter horários rígidos de almoço, início e saída do trabalho para que não influencie negativamente na vida pessoal e familiar.
Advertisement
9. Manter itens de uso contínuo à mão
Muitas vezes se a gente precisa de uma tesoura, ou um grampeador pode ser que alguém da família precisou e não colocou de volta no lugar. Faça questão de estipular a norma se precisarem de algo, colocarem de volta no local.
10. Mantenha as coisas simples
Todos os dias pela manhã, você pode despender algum tempo planejando seu dia, e todos os dias à tarde você pode gastar 10 minutos mantendo a organização e limpeza de seu escritório em casa, de forma que esteja preparado para a rotina normal do dia seguinte.
Trabalhar em casa tem muitas vantagens, dentre elas ficar perto dos filhos ou fazer o próprio horário, intercalando atividades. Para que a rotina profissional não interfira na vida familiar e vice-versa, organização e cumprimento de horários e regras é a forma principal para fazer o negócio próprio funcionar.