10 dicas para lidar com um marido mimado pela mãe

Talvez muitas esposas não saibam mais o que fazer. Aprenda 10 dicas que lhe ajudarão a lidar com um marido mimado.

Fernanda Ferraz

Existem homens que realmente foram mimados pelas mães. Não que o amor não deva ser nutrido, mas tudo que excede e de alguma forma prejudique, é importante que seja repensado e modificado.

Talvez muitas esposas não saibam o que fazer quando os mimos maternos enchem a vida do cônjuge, trazendo consigo brigas e mágoas. Seu esposo sempre fala: “Mas a minha mãe nunca faria isso” ou “Minha mãezinha não diz isso”, por exemplo quando nada fica no lugar, meias, sapatos, toalhas, roupas sujas, etc. Muitas vezes esse costume vem da mãe, que cuida de tudo, e o filho traz consigo todos os hábitos anteriores.

Pode parecer até engraçado. Talvez você esteja vendo sua rotina diária nesta descrição, mas muitas esposas tem ouvido isto ao longo dos anos e sentem-se tristes por não terem o reconhecimento do esposo. Parece que nunca estará a altura de uma boa mãe e esposa, e isso, além de machucar, interfere muito no relacionamento do casal.

Veja como lidar com um marido mimado pela mãe:

1. Fale abertamente

. Se isso a incomoda, fale com seu marido de forma clara e sem tom de reclamação. Por mais difícil que seja e por mais que esses mimos lhe incomodem, não use linguagem áspera. Seja carinhosa ao falar e explique que precisa do apoio dele.

Advertisement

2. Não pressione-o a escolher

. Jamais pressione seu marido a escolher entre a mãe e você. Seja sábia. Você pode mudar o curso das coisas. A mulher sempre tem aquele jeitinho carinhoso de conquistar. Use isto ao seu favor.

As dificuldades não foram feitas para serem um ponto de fraqueza e sim para as transformarmos em fortalezas e para nos fortalecermos com isso. Se você desistir de tudo por causa de orgulho, como ficará o futuro de sua família e de sua história de amor? Não somos perfeitos, mas estamos dispostas a melhorar.

3. Delegue tarefas

. Se seu esposo só sabe lhe dar ordens, lembre-o, de modo amoroso, as obrigações dele como marido e pai. Diga que uma família é feita de parceria, ajuda conjunta e nem ele nem você podem se acomodar em suas responsabilidades e é isto que une o casal.

4. Elogie

. Outro ponto chave é o elogio. Quando seu esposo fizer algo bom, por mais simples que seja, saiba elogiar: “Amor, que bom que você fez isso”. “Estou tão feliz porque você me ajudou com isto”. Beije, abrace e recompense de alguma forma com carinhos. Isso vai lembrá-lo que sempre que faz algo bom, tem sua aprovação e é recompensado em forma de mais amor dentro do lar.

5. Peça ajuda a ele

Se ele criticar uma atitude sua e compará-la a mãe de modo negativo, peça para ele lhe ensinar a fazer de uma maneira melhor. Diga que ambos vieram de uma cultura familiar diferente e não sabem de tudo. O casamento serve para ensinar e fortalecer, e devem sempre estar prontos para ajudar, corrigir e ensinar o outro.

Advertisement

6. Encontre um ponto em comum

. Vejam o que os ligam, o que os tornam próximos e enalteçam diariamente essas qualidades. Isso é um impulso motivador.

7. Estimule a paz para todos

. Traga e seja a paz do seu lar. Evite contendas de quaisquer tipos. Respire fundo quando se sentir irritada, conte até 10 se for preciso, mas não crie um clima negativo entre vocês. Repita as informações acima, quantas vezes forem necessárias, mas não desista.

8. Construa sua felicidade

O casamento não tem que ser um fardo. Ninguém casa para ser infeliz, mas é preciso lembrar que a felicidade é uma construção diária e que nossa decisão de não se irritar, amar acima dos defeitos e passar por cima do orgulho faz toda a diferença.

9. Compreenda a diferença cultural

. É fácil ficar com raiva do outro pelos defeitos tão visíveis, mas conhecer profundamente a cultura familiar desde a infância, pode trazer mais compreensão para o casal. É importante que ambos conversem sobre isto e conheçam mais sobre a infância de cada um, educação, alegrias e tristezas de cada época antes de se conhecerem, para terem uma compreensão maior do porquê algumas coisas são como são.

10. Não fale mal

Por mais difícil que seja, não xingue ou fale mal da mãe dele. Não faça isso, procure ter uma boa convivência com ela e seja amorosa com sua sogra. Exercite isto!

Advertisement

Perdoe e não o critique. Perdoar é preciso, pois temos falhas e o perdão é necessário para a boa moldura da alma. Haverá dias que você errará, outros, que seu esposo errará, e então o perdão lava a dor e aproxima o casal com ternura e amor.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.