10 coisas que você jamais deve dizer a uma viúva

Na intenção de ajudar podemos nos tornar curiosos demais e invadir a privacidade da pessoa em um momento tão difícil. É preciso muita atenção para nos mantermos em uma posição de ajuda.

Renata Finholdt

Há momentos difíceis na vida em que é preciso algum tempo para adaptar-se, o luto é um deles. A perda de alguém querido não é um momento fácil, principalmente quando se trata de um cônjuge.

Ainda assim algumas pessoas, por curiosidade, tentam entender como é passar por esse ” processo” indagando o cônjuge viúvo com perguntas que podem trazer ainda mais sofrimento.

4 lições da história bíblica da viúva

Felizmente, uma viúva norte-americana, compartilhou sua experiência e relacionou algumas frases que nunca devemos dizer para alguém que passa por essa experiência. Sendo assim, lembre-se bem de todas elas para não ser insensível com a pessoa viúva.

1. Vocês tiveram uma conversa final?

Por maior que seja sua curiosidade lembre-se que este é um momento doloroso e muito íntimo e que só será compartilhado caso a pessoa queira. Esse questionamento pode trazer lembranças dolorosas e sofrimento, afinal a saudade dói.

Advertisement

2. Você sente falta de seu cônjuge?

Esse tipo de questionamento pode ser até mesmo ofensivo para a viúva, evite fazê-lo.

3. Posso ajudá-la a recolher os pertences de seu cônjuge?

Acredite, por melhor que seja sua intenção esta é uma pergunta que você nunca deve fazer. Se a viúva quiser ajuda ela pedirá, mas trata-se de um momento íntimo e bastante difícil. Talvez ela precisará chorar, orar, gritar e com certeza vai querer fazer isso sozinha ou na companhia de alguém muito próximo.

4. Eu realmente sei como você se sente!

Não, você não sabe! Se não perdeu um cônjuge então pior ainda! Cada relacionamento é diferente e a dor e falta de um companheiro não tem como ser medida. Neste caso é preferível que você diga “Eu não sei como se sente, mas estou orando por você.”

5. Me chame se precisar de algo

Se você realmente está disposto a ajudar, ajude sem precisar ser chamado! Seu ombro amigo será bastante útil, talvez um simples telefonema uma ou duas vezes ao dia já será de grande valia, mas não se esqueça de respeitar os limites da pessoa, ela talvez goste ou precise passar alguns momentos do dia sozinha.

25 ideias de serviço para famílias com crianças

Advertisement

6. Deixe-me abraçá-la

Todos precisam de carinho é verdade, mas é preciso muita sensibilidade para poder expressá-lo. Não é porque alguém fica viúva que está “implorando” por abraços e afeto. Não saia abraçando se não tiver plena certeza de que a pessoa vai gostar de ser abraçada naquele momento.

7. Pelo menos você é nova ainda!

Acredite. Ser jovem não faz a situação mais fácil. Em cada idade, perder o cônjuge pode trazer desafios diferentes, e a pessoa quer passar a vida com seu amor. A ideia de que precisa fazê-lo agora com alguém diferente não é algo cuidadoso de se dizer.

8. Você tem desejos?

Acredite se ela tiver algum tipo de desejo e quiser compartilhar esse sentimento com você o fará, refreie sua curiosidade. Isto não é o tipo de coisa que se saia oferecendo por aí a ninguém. Mas infelizmente há quem faça.

9. Ele tinha seguro de vida?

Você está querendo saber se ela vai receber uma grande quantia em dinheiro pela morte de seu cônjuge, que pergunta indelicada!

10. Você pretende se casar novamente?

A curiosidade de algumas pessoas pode ferir quem passa por esses momentos de luto, principalmente se a morte é muito recente. Mais uma vez refrear a curiosidade é importante, ela poderá ou não se casar novamente, mas este é um assunto particular.

Advertisement

As mães nos filmes: O que os 12 papéis indicados ao Oscar em Hollywood dizem a seu respeito

Muitas vezes na intenção de se sentir mais próximos e querer ajudar podemos ser insensíveis e curiosos demais. Respeitar o momento do outro é fundamental.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.