10 coisas que todo casal precisa fazer no primeiro ano de casados

O primeiro ano costuma ser o mais doce e o mais difícil tempo para os recém-casados.

Stael Ferreira Pedrosa

Os primeiros meses de casamento são importantes para a adaptação do novo casal. É um período para viver momentos de ternura, intimidade, desafios e dificuldades. Por isso é importante que os casais façam algumas coisas para tornar esse período o mais leve possível.

Entre as coisas que um casal deve fazer no seu primeiro ano de casados, estas são fundamentais:

1. Morar sozinhos

Nada de casar e morar com parentes ou amigos. Cada casal deve ter sua própria casa, pois é um período de convivência mútua, o que já traz alguns problemas, que podem ser agravados por interferência de terceiros.

2. Cultivar hábitos comuns

Tomar o café da manhã juntos, ir dormir na mesma hora, limpar a casa e estabelecer regras de convivência são atividades que criam vínculo e facilitam a convivência, já que cada um tem seus hábitos trazidos de casa. Agora estabelece-se um novo lar e é preciso estar de acordo com as regras dele.

3. Brigar

Isso mesmo, brigar! É muito comum no início do casamento que os casais fiquem receosos de tocar em alguns assuntos ou mesmo discutir sobre comportamento com medo de brigas. Guardar para si o que pensa, ou o que não está gostando pode criar ressentimentos duradouros e até mesmo prejudicar a relação. Não é preciso fazer piadas, usar ironias ou jogar indiretas. Criem o hábito de se abrirem um com o outro e não ter segredos, nem guardar rancor. Se esse ajuste criar uma briga, briguem!

Advertisement

4. Socializar menos

É muito comum que os casais recém-casados queiram encontrar os amigos, fazer festas, receber os amigos, ir a festas, visitar os familiares, etc. Isso é ótimo, desde que não seja à custa do tempo necessário para ficarem juntos. Lembrem-se que estão em fase de adaptação à convivência mútua e é necessário tempo para curtirem um ao outro.

5. Socializar

Ainda que precisem ter tempo só para vocês, não é aconselhável isolarem-se. O novo casal deve ter um tempo para o lazer, para fazer o que gosta e estar com amigos e parentes, tudo na medida certa. Segundo a psicóloga Mônica Genofre, professora do Instituto de Terapia Familiar de São Paulo, atividades fora de casa como ir ao teatro, cinema ou encontrar os amigos permitem ao casal ter outros assuntos para conversar.

6. Traçar metas

É importante que o casal tenha metas em comum já definidas no primeiro ano de casamento. Isso ajuda a uni-los em torno de um (ou mais) ideal comum. Se cada um faz a sua parte, ambos alcançarão seus objetivos e se sentirão mais realizados. O casamento tende a durar quando marido e mulher planejam o seu futuro juntos.

7. Viajar

Aproveitem enquanto as crianças ainda não chegaram e viajem sempre que possível. Planejem um fim de semana para fazer uma escalada ou trilha, façam planos de passar as férias em um lugar que ambos amam, enfim, viajem, aproveitem o tempo livre que tiverem para dar uma fugida, só os dois e aproveitar o relaxamento.

8. Começar um plano financeiro

Viajar, sair é ótimo, mas e as finanças, como estão? Se ambos trabalham, devem fazer uma reserva econômica ou investir em algo que traga retorno. Não significa privarem-se do que gostam para economizar, mas não gastar mais do que ganha e pensar no futuro sem esquecer o presente. Como diz Gustavo Cerbasi, autor de livros sobre finanças pessoais, ninguém deve viver em economia de guerra hoje, para viver melhor no futuro.

Advertisement

9. Fazer planos de comprar uma casa

Segundo Gustavo Cerbasi e Janser Rojo, especialistas em finanças, não é bom que o casal inicie a vida em comum com uma dívida pela casa própria. Para eles, o ideal é primeiramente morar de aluguel e começar a poupar para dar entrada no imóvel desejado e garantir uma prestação confortável dentro do orçamento do casal.

10. Deixar os pais

Isso não significa parar de visitá-los ou mesmo evitá-los. Seus pais merecem e devem ser muito amados, honrados e respeitados. Isso significa que você e seu cônjuge se tornaram as pessoas mais importantes um para o outro. Se há algum problema não vá contar para sua mãe, fale com seu cônjuge. Se há dificuldade financeira, resolvam entre vocês da melhor maneira ao invés de correrem para seus pais.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.