10 características necessárias de um grande líder

Sugestões básicas para o aprendizado da liderança.

Suely Buriasco

No passado acreditava-se que a liderança era inata em algumas pessoas, você nascia com ela ou não. Hoje já está confirmado que liderança pode ser aprendida e existe muito material interessante nesse sentido. Claro que algumas pessoas têm maior facilidade e agem naturalmente da maneira certa. Mas a maioria precisa de um pouco mais de estudo e prática que as capacite a alcançar sucesso como líderes não só no ambiente de trabalho, como em todos os setores da vida.

Para liderar é preciso agir de forma a inspirar e motivar, para tanto é fundamental que você esteja constantemente aprimorando suas habilidades. Assim, refletir em algumas questões pode ser interessante:

1. Assuma seus erros

Claro que um líder também comete erros, mas é recomendável se responsabilizar sempre por eles e resolvê-los. O importante é que você aprenda com os erros e evite cometê-los novamente.

2. Desenvolva a paciência

Um líder também precisa compreender os erros alheios e demonstrar parceria para resolvê-los. É preciso aprender a compreender as pessoas e suas necessidades, desejos e expectativas.

3. Seja acessível

Grandes líderes colocam-se disponíveis para o diálogo franco, pois, acreditam no poder de entendimento das pessoas. Dessa forma, buscam conhecer as pessoas e descobrir como é possível despertar nelas o desejo de ajudar uns aos outros.

Advertisement

4. Evite controlar pessoas

O líder controla situações, mas não pessoas, porque entende que as pessoas sentem-se bem em ser elas mesmas; sabe que a liberdade é um bem imensurável e, portanto, fundamental em qualquer ambiente saudável. Dessa forma, o líder jamais intimida ou coage.

5. Desenvolva inteligência emocional

É importante usar a inteligência emocional que permite a assertividade para conseguir seus objetivos de maneira mais eficiente. Para ser um líder é preciso desenvolver habilidades necessárias para liderar, inspirar, treinar e dirigir as pessoas.

6. Seja autêntico

Líderes reconhecem o valor da honestidade e da autenticidade. Sabem que a confiabilidade faz toda a diferença, envolvem-se com coração, mente e alma, pois acreditam em excelentes pessoas trabalhando juntas para criar relações “ganha-ganha”.

7. Valorize talentos

Um líder precisa ter segurança em si próprio para além de não temer os talentos alheios, ainda valorizá-los. Líderes excelentes não se sentem ameaçados sem ter o poder e o controle total de uma situação. Compreendem que diferenças de habilidades incentivam a criatividade e novas maneiras de pensar promovem progresso.

8. Busque a neutralidade

Procure ser sempre um elemento neutro, aprendendo a ter controle sobre suas emoções, principalmente de nervosismo, para não transmitir insegurança. Uma característica forte em um líder é agir como pacificador; ao invés de aguçar, acalmar e tranquilizar.

Advertisement

9. Seja imparcial

Diante de conflitos procure ser o mais imparcial possível, ouça a todos da mesma forma, dando oportunidade igual a cada um. Só manifeste sua opinião quando sentir que entendeu todos os lados envolvidos e pode sugerir uma solução que, preferencialmente, seja do interesse geral.

10. Fuja do papel de herói

Para ser um grande líder você não precisa de mágica ou milagres, nem mesmo de grandes atos de heroísmo. Heróis são solitários e inacessíveis, líderes estão envolvidos com as pessoas e suas questões. Assim, liderança é o comprometimento com pessoas e situações, visando sempre e, acima de tudo, ajudando cada um a ser melhor.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.